SINTUFEJUF disponibiliza formulário online para filiação

09/05/2022

Ficou mais fácil se filiar ao SINTUFEJUF! A partir de agora o formulário de filiação pode ser preenchido de forma online! De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, o formulário online é uma forma de facilitar a filiação usando a tecnologia. “O período da pandemia impulsionou o uso destes recursos e após criarmos a possibilidade da retirada de convites para a sede campestre de forma remota, estamos também inaugurando a possibilidade de filiação totalmente online”, explica.

Conforme o coordenador de administração e finanças do SINTUFEJUF, Luiz Tegedor, o formulário online foi uma consequência da maior adoção da tecnologia da informação por todas as pessoas, em maior ou menor medida. Além disso, visa atender uma demanda da categoria que utiliza sistemas para processos similares tanto nas suas tarefas rotineiras, quanto para lidar com outras instituições. Para ele, o meio eletrônico traz maior comodidade e facilidade para quem deseja se filiar. “Facilita por permitir ser feita de qualquer lugar, em qualquer aparelho que acesse uma página web”, explica. 

O coordenador lembra ainda que a sindicalização continua sendo feita também presencialmente, tanto com qualquer um dos coordenadores quanto na sede administrativa, localizada na rua santo antônio, 309. “Há as duas formas de se sindicalizar. O importante é a tomada de consciência, a sindicalização e lutar pela categoria”, conta Luiz.

Por que sindicalizar?

Os sindicatos são organizações que representam os interesses de determinada categoria profissional, lutam pela manutenção das conquistas, garantia de cumprimento dos direitos e por melhores condições de trabalho e vida para todos. Os sindicatos exercem um papel fundamental na luta por uma sociedade democrática e justa. Deste modo, ao se filiar, você fortalece não apenas o seu sindicato, mas também a sua categoria.

Segundo Flávio Sereno, é muito importante se filiar para fortalecer essa ferramenta de defesa dos trabalhadores. “Quanto mais representatividade mais força tem a entidade. E os recursos das contribuições voluntárias financiam a organização da categoria mantendo o SINTUFEJUF com independência financeira, pré condição para independência política”, afirma. 

Para Tegedor, o sindicato tem o papel de organizar a luta do trabalhador. É uma ferramenta que almeja representar a coletividade de uma categoria e com isso reduzir a discrepância de poder entre empregador e trabalhador. Desse modo, o filiado contribui ao menos financeiramente com a sua parte para o benefício da categoria”, explica.

SINTUFEJUF

O SINTUFEJUF é a entidade que representa as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativo em educação (TAE’s) da UFJF – Universidade Federal de Juiz de

Fora, incluindo os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, e do IF Sudeste MG – Instituto Federal do Sudeste de Minas, incluindo o campus de Juiz de Fora e a Reitoria.

Desde sua fundação, o SINTUFEJUF já obteve diversas conquistas locais e nacionais junto à Fasubra, como o Plano de Carreira, a Flexibilização da Jornada de Trabalho, desenvolvimento de política de qualificação e capacitação para TAE’s, representatividade em órgãos colegiados, entre tantas outras. Mas ainda são muitas as lutas que precisam da força do coletivo.

Outra vantagem de se filiar é o acesso a diversos convênios com empresas de diferentes

ramos, em Juiz de Fora e Governador Valadares, que oferecem descontos especiais. A rede de convênios inclui planos de saúde como Unimed e Plasc, a rede de benefícios Samta, supermercados, drogarias, restaurantes, padarias, postos de gasolina e outros.

O Sintufejuf conta ainda com serviços jurídicos nas áreas cível e administrativa, à disposição de todas e todos sindicalizados.

Quem se filia pode também usufruir da sede campestre com direito a convites para que outras pessoas utilizem o espaço destinado ao lazer dos sindicalizados e a eventos de confraternização realizados pela entidade. Para isso, a sede conta com uma estrutura que comporta campo de futebol, piscinas adulto e infantil, quadra de vôlei, sauna, quiosques para churrasco, parquinho e bar, com petiscos e refeições.

Para se filiar é necessário acessar o portal Sou Gov e autorizar o desconto da contribuição sindical em favor do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora – Sintufejuf; (confira o passo a passo)

Em seguida, você receberá um código de confirmação em seu email e deverá retornar ao portal Sou Gov para confirmar a autorização. Feito isso, você deverá printar a autorização e anexa-la ao formulário de filiação disponível no link https://sintufejuf.org.br/sindicalize-se. Junto à autorização, é necessário anexar o último contracheque.

O valor da mensalidade equivale a 1% do salário, sendo essencial para a manutenção da independência política e financeira da entidade. Em caso de dúvidas, entre em contato com o SINTUFEJUF pelo telefone 3215-7979 ou pelo e-mail comunicacao@sintufejuf.org.br.

Notícias mais lidas