O SINTUFEJUF definiu uma agenda com as chapas concorrentes à Consulta Pública para escolha da nova reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) . O objetivo do encontro é apresentar a pauta de reivindicações construída em assembleia geral das trabalhadoras e trabalhadores técnicos-administrativos em educação (TAEs) da UFJF no último dia 21 de setembro.
Conforme o calendário, a reunião com a Chapa 2 (A UFJF que eu quero) acontece na próxima segunda-feira, dia 02/10, às 10h no Auditório 03 do Centro de Ciências. A Chapa 3 (UFJFs 5.0) receberá a categoria na quinta-feira, 05/10, às 14h no Anfiteatro da Faculdade de Serviço Social. Já a Chapa 1 (UFJF das Gentes) se reunirá com os TAEs no dia 09/10, segunda-feira, às 19h na Sala 5 da Faculdade de Serviço Social – 2º andar. Os encontros serão presenciais e abertos à participação de todos os TAEs.
Entre as reivindicações aprovadas pelos TAEs estão: a não adesão á portaria SEDGG/ME N° 7888/2022, normativa publicada no governo Bolsonaro que distorce o sentido original de um necessário dimensionamento da força de trabalho na UFJF; a manutenção da política de flexibilização da jornada de trabalho; a não integração do sistema de ponto eletrônico ao modelo do governo federal, visando preservar a autonomia das instituições de ensino; o compromisso com o respeito ao direito de greve dos trabalhadores, garantindo a liberdade de manifestação e reivindicação; além do enfrentamento ao assédio moral, uma luta constante da categoria.
Todas essas demandas foram aprovadas pelos TAEs presentes na assembleia e serão apresentadas e discutidas com as chapas que concorrem à Consulta Pública para escolha da nova reitoria da UFJF. De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, o objetivo é criar uma conversa efetiva entre os trabalhadores e as chapas, de modo a garantir que as reivindicações sejam levadas em consideração nas futuras ações da gestão universitária. “A ideia do SINTUFEJUF é a gente marcar encontros abertos com as três chapas para apresentar a pauta separadamente”, explica. Segundo ele, não serão debates, uma vez que estes já estão previstos no calendário elaborado junto à comissão organizadora da Consulta Pública, mas um diálogo com quem tiver interesse em participar desses encontros. A construção da pauta contou com uma sugestão de temas propostos pela coordenação do SINTUFEJUF, além de contribuições da categoria aprovadas ao final da assembleia.
O primeiro turno da Consulta Pública ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, quando docentes, técnicos-administrativos e estudantes poderão votar para escolher a nova reitoria da UFJF. O processo eleitoral é fundamental para garantir a participação da comunidade acadêmica na definição dos rumos da instituição. É importante ressaltar que a consulta é um dos passos previstos em lei para a nomeação do reitor, que será indicado pelo presidente da República após a manifestação da comunidade acadêmica.
Notícias mais lidas