O SINTUFEJUF convoca as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação do Hospital Universitário (HU) da UFJF (Santa Catarina e CAS) para a reativação do Grupo de Trabalho (GT) HU.
De acordo com a coordenadora de saúde do SINTUFEJUF, Andrea Ramos, a reativação do GT HU é de extrema importância para que a categoria possa sinalizar ao sindicato seus anseios, expectativas e discutir problemas vivenciados dentro das duas unidades da instituição, além de lutar contra a retirada de direitos, assédios, abuso de autoridade, exclusão, dentre outros. “Acreditamos que somente com unidade conseguiremos realizar os enfrentamentos e melhorias nos processos de trabalho necessários junto a instituição. Queremos um ambiente saudável para todos os trabalhadores independente de vínculos. Que nossos direitos sejam respeitados e resguardados. Estamos dentro de uma unidade universitária, um espaço democrático, plural e de inclusão. Lutaremos incessantemente por melhores condições de trabalho , respeito à saúde integral, por um ambiente laboral digno e saudável para todos dentre muitos outros pontos que necessitam de uma abordagem efetiva e imediata dentro dos hospitais. Ressalto a importância da representação dos diversos setores, garantindo assim, a inclusão, atuação e contribuição de todos”, afirma Andrea.
Conforme a coordenadora geral do SINTUFEJUF, Maria Angela Costa, o Grupo de Trabalho é fundamental para discutir o papel do ensino, da pesquisa e da extensão nos HU’s e avançar em políticas que visam à valorização da categoria, salário digno, aprimoramento de carreira, a necessidade de adequação de espaços de descanso e conforto necessário das trabalhadoras e dos trabalhadores, cuidar de quem cuida da gente. Defender a importância dos hospitais universitários para o Sistema Único de Saúde (SUS). Vale destacar que desde a implementação do modelo de gestão da Ebserh, a precarização dos serviços públicos foi acentuada, com o desmonte dos atendimentos prestados à comunidade, além dos prejuízos à autonomia universitária e a interferência no tripé ensino, pesquisa e extensão, afetado pela organização do cotidiano dentro do hospital, que subordina à definição de prioridades realizada autocraticamente pela Ebserh.
Portanto, o GT pretende além de discutir os problemas enfrentados pela categoria, lutar contra a privatização e a mercantilização da saúde pública e em defesa da manutenção de conquistas históricas da categoria e cobrar da gestão eleita na Consulta Pública o compromisso com a pauta da categoria.
Os interessados em contribuir e participar do GT deverão enviar um e-mail para comunicacao@sintufejuf.org.br indicando o melhor dia da semana e horário para os encontros, informando se o formato híbrido contempla. Inicialmente o objetivo é que as reuniões aconteçam mensalmente, com início a partir do próximo mês. A participação de todas as trabalhadoras e trabalhadores do hospital universitário no grupo de trabalho é muito importante!
Notícias mais lidas