SINTUFEJUF convida sindicalizados para excursão em Penedo (RJ) no dia 29 de julho

29/05/2023

Devido ao sucesso da última excursão, o SINTUFEJUF organiza um novo passeio no dia 29/07. O destino será Penedo, no estado do Rio de Janeiro. Fundada no início do século XX, a Finlândia dos Trópicos, como também é conhecida a cidade, foi escolhida como o próximo destino para a excursão realizada pelo SINTUFEJUF para as sindicalizadas e os sindicalizados. O passeio tem vagas limitadas, então é melhor correr para não perder essa oportunidade!

A coordenadora de aposentados do  SINTUFEJUF, Isabel Cristina Nascimento  explica que a viagem para o município fluminense foi decidida após o preenchimento do formulário pelos participantes da última excursão. Ela destaca que a alegria é fundamental para levar e trazer desses momentos de encontro proporcionados pelo sindicato: “a oportunidade de estarmos todos juntos, pessoas aposentadas e da ativa, estão tendo mais contato, e isso é muito legal. A excursão é uma oportunidade para lembrarmos de momentos do passado enquanto criamos novas memórias”.  

História

Fundada em 1929, por Toivo Uuskallio, professor de agricultura que veio ao Brasil criar uma comunidade religiosa naturalista, Penedo, inicialmente, seria uma comunidade utópica para os imigrantes finlandeses. Devido regras estritas, como a proibição de consumo de bebidas alcoolicas, carne e café; prática de nudismo; e sexo somente para fins reprodutivos;  a pequena comunidade idealizada por Uuskallio foi gradualmente se transformando e se desviando do intuito inicial de seu fundador, tanto que, na década de 1940, essa aventura já havia chegado ao fim. 

É neste contexto que a cidade se transforma e, devido a dificuldades econômicas causadas pela II Guerra Mundial, cria uma cooperativa para estimular a criação de ovos. O espaço onde a cooperativa primeiro se firmou hoje é um dos maiores pontos turísticos da cidade: o Clube Finlândia. Lá ocorrem eventos em celebração à cultura escandinava no Brasil, além de ser um importante local de preservação da memória destes imigrantes. No Clube também se encontra presente o Museu Eva Hilden, uma das primeiras imigrantes finlandesas a chegar em Penedo, que conta com diversos artefatos históricos da cidade.

Principais pontos turísticos

Além do Clube Finlândia, a cidade de Penedo oferece diversos outros atrativos. Mesmo fora de época, vale a pena conhecer a Casa do Papai Noel, que traz toda a magia do Natal para quem passa por lá. E também no clima natalino, outra atração turística é o Shopping Vale dos Duendes, que apresenta uma variedade de comidas locais, desde queijos até licores. E falando em comida, na  Fábrica de Chocolate Tonttulakki é tipicamente finlandesa e traz o melhor chocolate belga da região.

Porém, se você gosta de passeios mais voltados à natureza da Serra da Mantiqueira, onde Penedo está localizada, não vai te decepcionar. Você não pode deixar de conhecer as belezas naturais da Serrinha do Alambari, Poço das Esmeraldas, Cachoeira de Deus e as Três Cachoeiras, entre tantas outras que existem no município.

Informações

A excursão irá acontecer no dia 29 de julho, com saída marcada para às 6h da manhã, no Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm). O retorno acontece às 17h, do mesmo dia em Penedo. O passeio custa R$110,00 e pode ser pago mediante autorização de desconto na folha de pagamento. Será possível levar acompanhantes e as vagas são limitadas (sendo que será dada prioridade aos interessados que são sindicalizados para o preenchimento das vagas).

As inscrições para a excursão podem ser feitas via telefone, pelo número (32) 3215-7979, ou presencialmente na sede do SINTUFEJUF, localizado na rua Santo Antônio, 309.

Notícias mais lidas