Sintufejuf convida para palestra “Direito a Educação como prevenção à violência”

09/05/2023

Com o objetivo de debater ações para a promoção da segurança nas escolas, o SINTUFEJUF convida a todas e a todos para o evento “Direito à Educação como prevenção à violência”.  A palestra acontece na próxima segunda-feira, 15 de maio, no Anfiteatro do Ensino Médio do C.A. João XXIII e será ministrada  pela Secretária Executiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Arine Caçador.

De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, a ideia é estimular o debate sobre como a promoção e a garantia de direitos coletivos e individuais contribuem para uma sociedade mais segura. Segundo ele, outro ponto importante a ser discutido é de que forma as violações destes direitos se apresentam como diferentes modos de violência. Desta maneira, o envolvimento de toda a escola com o tema torna-se fundamental. “O papel das instituições, de seus trabalhadores e estudantes é de corresponsabilidade na construção e cobrança de Iniciativas de políticas públicas e de mobilização social, visando a segurança no ambiente escolar”, afirma.

Como forma de enfrentamento à violência nas escolas que trabalham com crianças e adolescentes, além de promover a palestra, recentemente o SINTUFEJUF  encaminhou um ofício à Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) solicitando que a mesma interceda junto ao governo federal para incluir a rede federal de ensino (colégios de aplicação e institutos federais) no Programa Nacional de Segurança nas Escolas. Paralelamente, o sindicato solicitou também que o reitor da UFJF, Marcus David faça o mesmo movimento através da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

Notícias mais lidas