SINTUFEJUF concorre à eleição da seção sindical representante dos TAEs no Conselho Superior do IF Sudeste MG

17/05/2023

O SINTUFEJUF está concorrendo à eleição da seção sindical representante das trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs) no Conselho Superior (Consu) do IF Sudeste MG (o órgão máximo de deliberação da instituição) . A votação será online pelo Sistema Helios e acontece no dia 29, com resultados divulgados no dia 30. 

Desde o início de 2018, com o encerramento da seção sindical do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) em Juiz de Fora, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação do IF Sudeste MG reconheceram, por unanimidade, a representatividade do SINTUFEJUF. Desde então, foram diversas as lutas travadas em defesa da categoria, como a reformulação da regulamentação da Flexibilização da Jornada de Trabalho adotando o conceito de atendimento ao público definido pelo PCCTAE; a reformulação do regimento do Conselho Superior, ampliando o espaço de representação de TAEs; a regulamentação do Teletrabalho; além da promoção de debates entre a categoria e candidatos à eleição para reitoria e direção de campus do instituto em 2020. 

De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJU, Flávio Sereno, a ampliação do espaço  para que o conselho tenha quatro cadeiras de representação sindical foi importante e se deu nas discussões que reformularam seu regimento durante a greve dos TAEs de 2018. “Nesta época também, o SINTUFEJUF iniciava sua representação política na instituição a partir do convite da seção do SINASEFE que estava encerrando seus trabalhos na cidade. Estar neste espaço significa participar das deliberações máximas da instituição e ter espaço de fala para os sindicatos nos grandes temas internos e externos ao Instituto Federal Sudeste MG”, afirma.

O técnico-administrativo do IF Sudeste MG Vinícius Amaral defende a  representação do SINTUFEJUF no CONSU do IF Sudeste MG por acreditar no compromisso da entidade na defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, tendo acompanhado de perto seu engajamento na luta por questões relevantes aos servidores TAEs, como a jornada de trabalho flexibilizada e o regime de teletrabalho do  Programa de Gestão e Desempenho (PGD)/Teletrabalho. “Para que os servidores TAEs, enquanto categoria, de fato tenham representatividade junto ao órgão máximo da instituição é fundamental a eleição de uma seção sindical como o SINTUFEJUF”, opina.

Confira o edital: https://www.ifsudestemg.edu.br/eleicoes/conselho-superior-2023

Notícias mais lidas