SINTUFEJUF comemora 60 anos de história

28/02/2023

Neste mês de fevereiro o SINTUFEJUF completa 60 anos de existência desde a época em que era Associação dos Servidores (ASUFJUF). Como colocar em palavras uma história que começou no dia 9 de fevereiro de 1963 e continua até os dias de hoje? Uma história que se confunde, diariamente, com as milhares de mãos das trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação que constroem, coletivamente, há 60 anos, nosso sindicato? Como falar sobre as lutas do presente, como a recomposição salarial, em negociação, a vitória contra a Reforma Administrativa, sem falarmos de todas as lutas e conquistas do passado, como a Flexibilização da Jornada de Trabalho e tantas outras, coletivas e individuais de cada sindicalizada e sindicalizado? E os enfrentamentos aos ataques de ex-governantes e ditadores contrários à organização da classe trabalhadora?

São 60 anos em que, através da união da nossa categoria, buscamos transformar nossa realidade e a sociedade em geral.

Para celebrar esse marco, o SINTUFEJUF está preparando uma série de entrevistas com personalidades que fizeram parte desta história. Os vídeos serão divulgados ao longo de todo o ano de 2023.

Maria Angela Costa, primeira mulher negra eleita coordenadora geral do SINTUFEJUF, e que também fez parte da transformação da associação em sindicato, comemora os 60 anos da entidade. Confira:

Notícias mais lidas