Sintufejuf, APES e reitoria realizam atividades em defesa da Democracia

30/11/2018

No dia 04 de dezembro,  Sintufejuf, APES e reitoria da UFJF realizam a mesa-redonda “Democracia e os 30 anos da Constituição Brasileira” às 14h, no Anfiteatro das Pró-reitorias. O evento é aberto ao público, não sendo necessário inscrições e conta com a participação dos professores Joana de Souza Machado, Felipe Maia Guimarães da Silva e Ignacio José Godinho Delgado.  Trabalhadoras e trabalhadores da UFJF e do IF Sudeste MG, Campus Juiz de Fora e reitoria estão convidados a participarem da palestra.

A atividade faz parte das mobilizações dos dias Nacionais de Luta da Educação Federal, 4 e 5 de dezembro.  Representantes do Sintufejuf, Apes e reitoria, reunidos no dia 13 de novembro, discutiram sobre atual conjuntura das instituições federais de ensino e a defesa do serviço público, além da necessidade de construção de atividades no calendário, em defesa da democracia, da liberdade de expressão e do ensino público, gratuito e de qualidade.

As datas foram definidas em reuniões de entidades e instituições federais de ensino (Fasubra, ANDES-SN, ANDIFES, Sinasefe e Fenet). O objetivo é mostrar ao governo eleito, que as entidades e instituições no estão unidas e preparadas para se defender de possíveis ataques, além de reafirmar o papel da educação na luta pela democracia.

Como parte das atividades do dia 5, o Sintufejuf transmitirá uma audiência pública do Congresso Nacional, em Brasília, sobre “educação pública e liberdade de cátedra”, a partir da 08h, na sede administrativa (Rua Santo Antônio, 309). O debate foi uma solicitação da Fasubra, Andes-SN, Fasubra, Sinasefe e Fenet.

Na sequência, a partir das 12h30, TAEs e docentes do IF Sudeste MG, campus Juiz de Fora e reitoria, realizarão uma panfletagem no portão do campus do instituto.

Notícias mais lidas