SINTUFEJUF, APES e DCE convocam ato em defesa da UFJF

03/05/2019

O Sintufejuf em conjunto com Apes e DCE convocam toda a comunidade acadêmica e apoiadores para o ato em defesa da UFJF no próximo dia 08, quarta-feira, às 17h no hall de entrada da reitoria.

A atividade acontece em resposta aos ataques do governo Bolsonaro à educação federal e também devido às declarações de repulsa aos cursos de ciências humanas, área científica que promove a elaboração de senso crítico dentro das escolas e universidades. De acordo com o presidente, o Mistério da Educação pretende “descentralizar” investimentos em cursos de filosofia e sociologia e priorizar áreas como veterinária, engenharia e medicina.

O ataque mais recente aconteceu nos últimos dias, quando o recém-empossado Ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou cortar 30% dos investimentos em universidades que, segundo ele, não cumprem o seu papel e atuam na promoção de festas e ações político-partidárias, realizando o que ele chama de “balbúrdia”. A UFJF também está na mira, estando “sob avaliação”, segundo declarações do ministro. Após essas declarações, o corte foi estendido a todas as Instituições Federais de Ensino.

Diante disso, o Sintufejuf, Apes e DCE construíram uma nota e organizaram o ato para o dia 08.

É muito importante a participação de todas e todos em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade!

Notícias mais lidas