SINTUFEJUF, APES e 8M realizam atividades de luta em semana Internacional da Mulher

04/03/2020

Na semana internacional da mulher, o SINTUFEJUF em parceria com a APES e 8M realizam uma agenda de atividades, com debates, roda de conversa, ato unificado, encerrando com a Greve Internacional das Mulheres no dia 8 de março. Com o tema “Nossas vidas valem mais. Viver sem violência e com liberdades!”, o evento tem como objetivo refletir sobre o papel da mulher na sociedade, a diferença de salários em relação aos homens para o exercício das mesmas funções, a dupla jornada com sobrecarga nos afazeres domésticos, o aumento da violência contra as mulheres entre outras questões. 

As atividades acontecem a partir do dia 5 de março, com a presença da jornalista Érica Salazar, Marise Baesso e Táscia Souza, no debate “Mulheres, jornalismo e democracia”, a partir das 19h, no anfiteatro da reitoria (Campus UFJF). No dia 06 de março, também no anfiteatro da reitoria, às 9h tem início a roda de conversa “A Teoria da reprodução social e a Greve Internacional de Mulheres”, com a militante e advogada Rhaysa Ruas, e às 14h, acontece o debate “O Impasse da questão não branca no Brasil”, com as historiadoras Giovana Castro e Aline Rochedo Pachamama. 

No dia 07 de março, será realizado o ato unificado  “É pela vida das mulheres! Ditadura Nunca mais!!!”. A concentração terá início às 9h no Parque Halfeld e  às 12h o “Festival Marielle Franco” acontece na Praça da Estação.

Para encerrar a semana, no dia 08 de março, durante a “Greve internacional de  Mulheres” será realizada uma panfletagem na feira da Av. Brasil, a partir das 7h. Já às 14h, haverá uma roda de Partilha no Jardim Botânico, com o tema “Mulheres e a questão ambiental – Democracia palavra feminina”, realizada pelo grupo de Educação Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora – GEA/UFJF. Ao Final, haverá o aulão de yoga com a instrutora Nina Pinheiro. Para esta atividade, é necessário levar uma canga/toalha e um lanchinho para partilhar com as participantes.

Para as mães que desejarem participar das atividades, as entidades disponibilizarão um espaço recreativo itinerante, com cuidadoras infantis para dependentes de até 12 anos. Entretanto, é preciso cadastrar as crianças com antecedência  através do e-mail comunicacao@sintufejuf.org.br, informando o nome do responsável, contato, o nome e idade da criança, as datas e horários em que irá participar do evento.

8 de março – Dia Internacional das Mulheres 

A data remete à luta histórica das mulheres contra todo tipo de exploração imposta pela sociedade patriarcal, racista e capitalista. Atualmente, diante de um governo misógino, o cenário se intensifica com a sucessiva retirada de direitos, com as privatizações, com o desmonte dos serviços públicos e com inúmeros outros retrocessos.

Entre as pautas de luta estão a revogação da Reforma Trabalhista e da Previdência; contra o desmonte dos serviços públicos; em defesa dos nossos direitos democráticos; em defesa da uma educação pública, gratuita e de qualidade!

Este ano, o dia 8 de março será no domingo. Desde 2017, nesse dia, acontece em todo o mundo uma greve de mulheres. A adesão à greve já foi aprovada pelas trabalhadoras técnico-administrativas do IF Sudeste MG (campus Juiz de Fora e reitoria). Já na UFJF, a assembleia para a aprovação da greve acontece amanhã, 04 de março, às 9h, no anfiteatro da reitoria. Embora não seja um dia de trabalho para a maioria das pessoas, é possível participar da greve de várias formas, seja através do diálogo com amigas e familiares, ou  participando das atividades organizadas no mês de março para discutir todas essas questões. 

Somos muitas, milhares! Juntas, temos o poder de parar o mundo ao cruzarmos nossos braços até que a nossa ausência seja sentida.

Notícias mais lidas