SINTUFEJUF alerta para golpe em servidores públicos, aposentados e pensionistas

21/05/2021

O SINTUFEJUF faz novo alerta para servidores públicos, aposentados e pensionistas sobre o golpe da caixa de pecúlio e do fundo de previdência. Os aposentados são o alvo preferencial do golpe, uma vez que são pessoas que recebem um valor fixo e têm essas informações registradas em uma série de bancos de dados, que muitas vezes não possuem a proteção adequada e acabam por sofrer inúmeros vazamentos.

A fraude consiste no envio de uma carta às vítimas, indicando a existência de valores a serem recebidos a título de caixa de pecúlio, fundo de pensão ou plano de previdência. Os golpistas solicitam que as pessoas entrem em contato com suposto advogado para mais informações, e assim solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária afirmando que essa “taxa” é necessária para liberação do suposto pagamento que, na verdade, não existe. Tanto no site da justiça federal (https://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/) quanto do Tribunal de justiça de Minas Gerais (https://www4.tjmg.jus.br/juridico/sf/index.jsp)  é possível, já na página inicial, fazer uma consulta do processo através de seu número e conferir se você se encontra habilitado como parte, ou ainda, ao menos, a instituição a qual é filiado.

A orientação, nesses casos, é para NÃO ligar no telefone informado, não fornecer nenhum dado e não fazer nenhum depósito prévio para liberação de valores de ação ou indenização solicitado pelos estelionatários. Em casos de dúvidas, entre em contato com o SINTUFEJUF pelo e-mail juridico@sintufejuf.org.br ou pelo telefone 99106-0482

Notícias mais lidas