259 servidores foram contemplados, 36 são do campus Juiz de Fora
O SINTUFEJUF acompanhou ontem, segunda-feira (10), as assinaturas conjuntas das primeiras portarias de concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFMG), incluindo o Campus Juiz de Fora. Ponto de pauta de greve em 2024, a implantação do RSC finalmente foi conquistada pela categoria na greve de 2026, de início 259 servidores TAE foram contemplados, sendo 36 do campus Juiz de Fora.
Compondo a mesa da cerimônia estiveram o Reitor do IF Sudeste MG, Valdir José da Silva; o Diretor Geral do Campus Juiz de Fora, Sílvio Anderson Toledo Fernandes; o Diretor de Gestão de Pessoas, Rivamar Marques de Araújo; a Diretora Adjunta de Gestão de Pessoas, Josefina Maria Braz; o Chefe de Gabinete, Carlos Eduardo da Silva e os representantes dos sindicatos SINTUFEJUF e SINASEFE, Carlos Augusto Martins Santos e Wildson Justiniano Pinto, respectivamente.

Representando o Campus Juiz de Fora, o Diretor-Geral, Sílvio Anderson Toledo Fernandes; o Coordenador de Gestão de Pessoas, Hugo Leonardo Campos; a Chefe de Gabinete, Silvânia Aparecida Braga Leite; o representante das subcomissões locais (CRSC-PCCTAE e CIS/PCCTAE), Bruno Ferreira da Costa e o servidor contemplado Luciano Silveira Honório, assinaram o documento.
Agradecimentos e reconhecimento à luta dos TAEs
O Reitor do IF Sudeste MG, Valdir José da Silva, agradeceu pelo trabalho incansável de todos que fez com que esse momento das concessões pudesse ser concretizado: “acho que realizamos uma das greves mais fortes do país e que teve um componente muito importante porque uniu TAES e docentes do país inteiro”. Ele também destacou que, enquanto trabalhadores, a sensação de reconhecimento é muito importante: “o RSC, ele só soma, é algo que realmente vem contribuir muito para a qualidade de vida do trabalhador e para o bem das instituições públicas do nosso país”.

A Diretora Adjunta de Gestão de Pessoas, Josefina Maria Braz, reiterou que o momento da publicação das portarias representa uma conquista bastante aguardada por toda a categoria TAE e destacou o trabalho dos sindicatos que permitiram que a conquista fosse concretizada.
O Coordenador Geral do SINTUFEJUF, Carlos Augusto Martins Santos, classificou a conquista como um dia de grande satisfação e resultado do reconhecimento do empenho dos Técnico-Administrativos em Educação: “Isso é fruto da luta. Essa luta não pode parar. Porque o sindicato precisa de vocês, para nos dar a cada dia mais esse impulso para buscar e honrar todos aqueles que passaram nessas instituições”. Ele também reiterou a luta dos trabalhadores aposentados pelo RSC “nós vamos buscar o mesmo reconhecimento para vocês. Se não fossem vocês aposentados que fizeram a luta no passado, nós não estaríamos aqui hoje tendo esse reconhecimento”.
O Presidente do SINASEFE Rio Pomba, Wildson Justiniano Pinto, engrandeceu a conquista “que é fruto de uma greve” e destacou a importância de traçar uma trajetória de reuniões com o governo, mesmo após o movimento paredista. Ele, que é professor e conquistou o RSC em 2013, lamenta ter demorado tanto para que a categoria dos Técnico-Administrativos em Educação conquistasse esse reconhecimento, mas reiterou a conquista: “é momento de celebrar”.
Cenário do RSC na UFJF
O sistema para requerimento de concessão dos TAES em ativa da UFJF já está aberto. Os servidores que se enquadram nos critérios estabelecidos, podem organizar as documentações necessárias e protocolar junto aos pedidos para que a Comissão de Reconhecimento de Saberes e Competências (CRSC-PCCTAE) possa analisar.
Veja também:
SINTUFEJUF cobra reconhecimento do RSC-PCCTAE para servidores aposentados
RSC avança na UFJF e implementação entra em nova fase após publicação de portarias