SINTUFEJUF abre inscrições para “Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria”, na próxima segunda, 29

26/08/2022

Coordenada pela TAE Anna Cláudia Rodrigues, atividade é uma parceria do sindicato com Programa de Extensão da Faculdade de Serviço Social

A partir da próxima segunda-feira, 29, estarão abertas as inscrições para o projeto de extensão “Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria”, coordenado pela assistente social, TAE, Anna Cláudia Rodrigues Alves, em parceria com o SINTUFEJUF, através da coordenação de Aposentadas(as) e Pensionistas. Voltado para o público aposentado, o programa tem por objetivo oportunizar um espaço de troca e reflexão crítica entre os participantes sobre os principais aspectos da aposentadoria, contribuindo para a construção de novos projetos de vida e para a vivência mais consciente e satisfatória dessa fase de vida. Tais aspectos serão abordados por meio de grupos semanais voltados aos servidores e servidoras que não tiveram condições de se preparar para a aposentadoria. As atividades serão dinâmicas e serão desenvolvidas por meio de uma abordagem interdisciplinar, em formato de oficina. Serão trabalhados os temas “Trabalho e Identidade”, “Envelhecimento e Aposentadoria”, “Saúde, tempo livre e lazer”, “Projetos de vida”, “Organização Financeira” e “Previdência”.

De acordo com Anna Cláudia, o projeto, em atividade desde 2015, é desenvolvido pela equipe do Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Processo de Envelhecimento, da Faculdade de Serviço Social. A Direção do SINTUFEJUF demandou a equipe, manifestando preocupação com um crescimento repentino de aposentadorias, provavelmente relacionadas à Reforma da Previdência. Nesse primeiro momento, portanto, o público alvo do projeto serão aqueles(as) que se aposentaram e não tiveram condições de se preparar para este desligamento da vida laboral. “Todos os aspectos que permeiam a aposentadoria a gente vai abordar com os aposentados. Poder ouvir, conhecer e identificar, nesses aspectos, as demandas que precisam ser trabalhadas e elaboradas. Aquilo que não foi possível organizar com antecedência, a gente pode trabalhar agora”, explica.

Segundo a coordenadora do SINTUFEJUF Isabel Cristina Nascimento, foi observado que muitas pessoas se aposentaram sem nenhum planejamento, sendo que estas estavam sempre na ativa e não tiveram uma preparação adequada, não consideraram a redução salarial e nem mesmo a mudança, ou ausência de rotina. “Quando a pessoa se aposenta, ela planeja fazer todas as viagens que não foram possíveis enquanto trabalhavam, realizar sonhos antigos, estudar, empreender, por exemplo. Ou seja, quando se aposenta com planejamento, é mais fácil de seguir uma vida financeira, evitando empréstimos que não caberão no novo orçamento, manter um plano de saúde”, comenta. Portanto, para ela, com esse projeto, o processo da aposentadoria fica mais fácil ser atendido e alinhado ao novo ritmo de vida.

O projeto acontece de 18 de outubro a 13 de dezembro, com encontros toda terça-feira, das 14h às 17h30 na Casa Helenira Rezende (Rua Severino Meireles, 260, Passos).

As vagas são limitadas até 20 pessoas!

Para participar, basta se inscrever pelo telefone do SINTUFEJUF (3215-7979), das de segunda a sexta, das 09h às 17h, até o dia 09 de setembro, informando nome completo e telefone.

Notícias mais lidas

SINTUFEJUF

SINTUFEJUF