Notícias

Avisos

Informes

Universidades

Sindicalizados

Entreterimento

Servidores técnico-administrativos em educação da UFJF e IF Sudeste MG organizam caravana a Brasília nos dias 15 e 16 de abril

27/03/2026

As trabalhadoras e os trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais estão sendo convocados a fortalecer a mobilização nacional em defesa dos direitos da categoria. A caravana a Brasília acontecerá nos dias 15 e 16 de abril, com saída de Juiz de Fora no dia 14 às 12h e retorno previsto para o dia 17 às 8h. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril pelo telefone 3215-7979 ou na Sede Administrativa do SINTUFEJUF (Rua Santo Antônio, 309).

No dia 15 de abril, a capital federal será palco da Marcha da Classe Trabalhadora, que deve reunir milhares de pessoas de todas as regiões do país. A concentração está marcada para às 8h, no Teatro Nacional, com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional e o Governo Federal por avanços concretos em direitos trabalhistas, valorização profissional e melhores condições de vida.

Ainda no dia 15, a marcha reunirá manifestantes de diversas categorias. Já no dia 16 de abril, está prevista uma nova mobilização nacional, com foco no cumprimento dos acordos firmados durante a greve de 2024 dos técnico-administrativos em educação — pauta central das reivindicações atuais.

A greve da categoria TAE foi deflagrada em 23 de fevereiro e integra um movimento nacional coordenado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil. O movimento reúne reivindicações locais e nacionais e integra uma mobilização mais ampla, que envolve cerca de 50 instituições federais de ensino vinculadas à FASUBRA e organizadas pelo Comando Nacional de Greve (CNG).