Semana do HU 2021: Programação aborda o impacto da pandemia no atendimento do Hospital Universitário

02/08/2021

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) promoverá entre os dias 02 e 04/08 a Semana do HU, com palestras e mesas de debate online.

O objetivo é discutir a atuação do hospital durante a pandemia, assim como os reflexos da crise de saúde vivenciada e as perspectivas do pós-pandemia. O evento também comemora os 55 anos da instituição.

A programação conta com a participação de convidados do HU, da UFJF e de outras instituições que participam da organização, sendo o evento aberto a estudantes, residentes, professores, técnico-administrativos e demais trabalhadores do Hospital Universitário, da UFJF e ao público em geral.

A abertura acontece hoje, dia 02/08, com a participação do gerente de Ensino e Pesquisa HU José Otávio de Amaral Corrêa. A primeira mesa, com o tema “Os desafios da telemedicina no pós-pandemia”, terá a presença dos debatedores: Magdala Novaes, gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFPE; Helena David, professora do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ; e Antônio Ribeiro, professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador da Rede de Telessaúde de Minas Gerais.

Amanhã, 03/08, acontecem duas palestras: “Desafios e oportunidades logísticas contemporâneas para hospitais”, ministrada por Augusto Reis, professor do Departamento de Engenharia de Produção do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (RJ); e “Atuação do HU na pandemia de Covid-19”, com o médico Bruno Pinheiro, chefe da Unidade de Terapia Intensiva Adulta do HU-UFJF.

“A pandemia de Covid-19 e as barreiras e avanços para o ensino em saúde: enfrentamento e perspectivas futuras” será o tema do último dia da Semana do HU, em 04/08. Os convidados para a mesa são: Cassiano Amorim, pró-reitor de Graduação da UFJF; Marina de Castro e Castro, professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da UFJF e coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto do HU-UFJF; e Ronald Roland, diretor clínico e chefe de Divisão Médica do HU-UFJF.

O encerramento da semana conta com a participação do superintendente do HU, Dimas Augusto Carvalho de Araújo.

Isabel Nascimento, coordenadora de saúde da SINTUFEJUF e auxiliar de enfermagem do Hospital Universitário, unidade CAS, destaca que a semana se faz importante para divulgar e dar visibilidade a importância do hospital no tratamento e cuidado da COVID19. 

“Todos os trabalhadores do hospital tiveram um grande esforço durante toda a pandemia, inclusive realizando capacitações para o atendimento dos pacientes”, ressaltou Isabel. “O HU, sendo um hospital público, se tornou referência no tratamento da COVID, fazendo mudanças em sua estrutura para atender com segurança e qualidade os pacientes”. 

A TAE ainda cita o trabalho de conscientização do uso dos equipamentos de segurança pelos infectados, garantindo a proteção dos demais em contato. “A semana do HU coloca em evidência os esforços de profissionais que tiveram que se afastar até mesmo de amigos e familiares para garantir a segurança enquanto trabalhavam na linha de frente ao combate do Coronavírus em Juiz de Fora”, conclui Isabel.  

O link para as palestras bem como a programação completa está disponível no site do HU. A programação prevê uma atividade de abertura hoje, 02, e outra de encerramento na quarta-feira, 04.

Notícias mais lidas