Reunião unificada para construção do 8 de março

25/01/2023

Nesta quinta-feira, 26, o SINTUFEJUF e o Fórum de coletivos e mulheres feministas de Juiz de Fora, 8M, convidam para a reunião de construção das atividades do dia de luta das mulheres, 8 de março. O encontro será realizado a partir das 18h na sede administrativa do sindicato (Rua Santo Antônio, 309). Para viabilizar a participação de mães, haverá recredora no local.
De acordo com a coordenadora geral do SINTUFEJUF em exercício, Elaine Bem, a história relacionada a data do 8 de março é totalmente marcada pela luta das mulheres, em busca dos direitos mais elementares, justiça social, dignidade. “Há uma articulação massiva para desarticular seu propósito político e transformá-la em uma data apenas simbólica, inofensiva e de comemoração. A luta das mulheres vai exatamente em caminho contrário, contra o capitalismo que nos explora, nos invisibiliza e utiliza-se do nosso trabalho de cuidados sem remuneração ou mesmo reconhecimento de valor”, explica a coordenadora.

Segundo Elaine, toda cultura que oprime e exclui é formada por ações cotidianas. “Precisamos levar a nossa voz e ocupar todos os espaços para mudar o patriarcado e seus abusos tão arraigados”, convida.

A coordenadora destaca ainda que as proletárias foram as responsáveis por avanços concretos que balançaram os pilares que sustentam a opressão às mulheres. Para ela, “é fundamental a participação das trabalhadoras, das mulheres pretas, das mães, das aposentadas, das socialistas, de todas nós, de forma organizada. A fim de sacudir o governo, estruturas, sindicatos e movimentos com uma força expressada aqui e até mesmo internacionalmente”.
Deste modo, Elaine reafirma a importância da participação coletiva na construção das atividades que celebram a luta das mulheres no dia 8 de março.
“É com muita satisfação que nós do Sintufejuf, em especial nossas Coordenadoras, recebemos todas entidades, mulheres e pessoas interessadas em somar nessa luta, para primeira reunião unificada para construção do 8 de março de 2023 em Juiz de Fora, convocada pelo Fórum de coletivos e mulheres feministas de JF. E, exatamente por tornar nossos propósitos também uma prática diária, disponibilizamos um espaço com recreadora durante a reunião, para que mulheres mães e outros cuidadores responsáveis estejam ativos e incluídos em nossa luta”, afirma, Elaine.

Notícias mais lidas