Reunião de aposentadas(os) e aposentandas(os) debate pautas e escolhe representantes para Encontro em Brasília

27/07/2022

Na última sexta-feira, 22, a coordenação de aposentadas e aposentados do SINTUFEJUF se reuniu com a categoria para debater pautas e escolher representantes que participarão do IX Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas da Fasubra. Marcado para os dias 18, 19 e 20 de agosto, em Brasília/DF, o encontro foi uma deliberação da última Plenária e terá como eixo principal “Respeito, Direitos e Saúde Mental em tempos de Governo de Exceção e de Pandemia”. Em consenso, foram escolhidas as aposentadas Rosangela Frizzero e Nilza Lino e o aposentado Rogério Silva. Representando a direção, foi referendada a indicação da coordenadora Isabel Cristina Nascimento. Para participar é necessário apresentar o cartão de vacina com as 4 doses contra a Covid-19. Além disso, deverão fazer o teste de Covid no máximo 24 horas antes do Encontro.

Conforme Isabel, diante de um cenário de muitas perdas financeiras que impactam a qualidade de vida e o poder de compra das pessoas, o Encontro Nacional possibilita a união de forças para o embate contra o governo atual. “Durante os três dias em Brasília, pretendemos construir um documento contendo as propostas pautadas nos grupos que lá serão criados”, explica. Além disso, Isabel acredita que será a oportunidade de retomar a vida social, uma vez que, embora a pandemia não tenha acabado, com a vacinação em dia e o cumprimento dos protocolos de segurança, os riscos serão minimizados. “São muitos anos sem rever os amigos de luta!!! Vejo como sendo uma oportunidade de colocar as conversas em dia, e eliminar a saudade provocada pelos dias difíceis da pandemia da Covid 19”, afirma.

A coordenadora Elaine Bem acredita na importância de ocupar todos os espaços com voz, mesmo que nem sempre as opiniões sejam acatadas. Deste modo, para ela a reunião é mais um lugar de voz dos aposentados, sendo esse primeiro encontro a oportunidade de semear ideias para serem desenvolvidas. Como dinâmica, ela propõe a leitura dos temas que serão debatidos em Brasília, e se necessário, a sugestão de novas pautas contundentes e necessárias.

Assim, os presentes apresentaram as queixas e demandas da categoria aposentada. De acordo com Rogério Silva, com a pandemia os aposentados ficaram mais distantes, e com isso, carecem de atividades voltadas para esse público. Entre as demandas locais, ele sugere a retomada do GT Aposentados. Já em âmbito nacional, Rogério apresenta a proposta de levar para o encontro a reivindicação pelo direito desse público utilizar os Restaurantes Universitários, bem como a luta por Planos de Saúde mais acessíveis.

A aposentada Nilza Lino também sente a necessidade de uma reaproximação, aprimorando a comunicação com esse público. Segundo ela, muitos aposentados não têm intimidade com a tecnologia, não acessam e-mail e nem redes sociais. Sendo assim, eles necessitam do contato com o sindicato a partir do material impresso enviado para casa, além das atividades presenciais, como o GT e as aulas de dança e palestras.

Para a aposentada Rosangela Frizzero os filiados precisam de assistência dentro do sindicato, uma vez que não encontram apoio da administração superior da universidade para solucionar suas demandas.

Entre os encaminhamentos da reunião a mesa destacou em âmbito local a retomada do GT Aposentados toda quinta-feira, com horário a ser definido, a realização de uma reunião antes do Encontro Nacional para dar continuidade ao debate e a criação de um grupo de aposentados do Sintufejuf no whatsapp. Já no plano nacional, ficou decidido defender o Plano de Saúde e os Restaurantes Universitários para os aposentados.

Para Elaine, o propósito da reunião foi atingido. “Depois de todo esse tempo em que foi preciso priorizar atividades de forma remota, começamos a voltar aos poucos com as atividades presenciais com maior número de pessoas para que todos, principalmente as pessoas do grupo de risco estivessem em segurança”. Segundo ela, o encontro possibilitou dividir com a base novas propostas a serem adotadas em momentos da escolha de representações para eventos nacionais, além de construir um momento de conexão e debate sobre a conjuntura local. “Vejo, com satisfação, que os objetivos foram alcançados. As ideias, empenho e compromisso da nossa coordenadora Isabel foi ao encontro dos anseios e demandas apresentadas. Diretrizes foram conjuntamente construídas. Tivemos discussão, propostas, um espaço onde cada um dos presentes teve seu lugar de fala, relatou um pouco de suas experiências de trabalho na UFJF, sobre as dificuldades na aposentadoria, sobre saúde mental, apresentaram suas visões sobre nosso cenário local e também ideias para levar ao encontro nacional”, avalia. 

Por fim, os representantes escolhidos se comprometeram a levar as pautas colocadas para o encontro nacional. Ao retornarem, segundo Elaine Bem será realizado um relato sobre o evento, promovendo um novo debate local, de modo a mobilizar mais pessoas para o próximo encontro.

Notícias mais lidas