Representantes do SINTUFEJUF participam de IX Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas da Fasubra

18/08/2022

Teve início hoje, 18, o IX Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas da Fasubra em Brasília/DF. Pelo SINTUFEJUF participam a coordenadora Isabel Cristina do Nascimento, indicada pela direção, além das aposentadas Nilza Lino e Rosangela Frizzero e do aposentado Rogério Silva, escolhidos na última reunião de preparação organizada pela coordenação. Na ocasião, houve também um debate local, tendo como resultado propostas a serem levadas ao encontro nacional, e o compromisso de um novo encontro a ser marcado, para transmitir para a base os cenários e as discussões abordados no evento.

O evento nacional foi uma deliberação da última Plenária da Fasubra e tem como eixo principal “Respeito, Direitos e Saúde Mental em tempos de Governo de Exceção e de Pandemia”. Este é o primeiro encontro presencial desde o início da pandemia.

Proporcionar a participação da categoria aposentada em atividades sindicais e da federação é uma das bandeiras do SINTUFEJUF, uma vez que tratam-se de personagens fundamentais na luta histórica por conquistas e manutenção de direitos da classe trabalhadora. Para a coordenadora Isabel, participar do Encontro é uma oportunidade de ouvir relatos que emocionam. “A vontade dos aposentados é de estarem aqui, junto com os demais, para socializar mesmo”, afirma.

Já a aposentada Nilza Lino, fez um resgate de outras atividades que já participou pela Federação. “Se hoje estamos aqui podendo sentar para essas discussões tem a ver com o que já fizemos no passado, quando eu ia para Brasília para dormir em barraca, para levar cassetete de policial que não gostava do que a gente fazia, porque o governo não concordava e também não aceitava os sindicalistas. Eu queria estar aqui. Eu nem sei o que seria de mim se não estivesse aqui”, comenta.

Segundo a coordenadora geral do SINTUFEJUF, Elaine Bem, a participação e retorno da categoria são importantes para aperfeiçoar e fortalecer o sindicato. “A contribuição da história de vida de cada um, as lutas travadas coletivamente, os debates nas reuniões são partes exploradas para o desenvolvimento dos próximos projetos previstos pela coordenação de aposentadas e aposentados do Sintufejuf”, destaca.

Para ela, é de fundamental importância as aposentadas e aposentados se manterem unidos com os trabalhadores da ativa, com os aposentandos e aposentandas. “E o Sintufejuf está iniciando agora uma agenda com encontros, passeios, revista e oficinas mensais interativas, tratando de temas como qualidade de vida, planejamento financeiro, saúde,  lazer, música, dança, e vários interesses dessa categoria. Fiquem ligados. Vem com a gente!”, convida.

Notícias mais lidas