Na última segunda-feira, 21 de agosto, Sandro Teófilo, representante dos TAEs do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) no SINTUFEJUF, participou da cerimônia de lançamento do selo de nota 5 no Ministério da Educação (MEC). O evento aconteceu no anfiteatro da Reitoria do IF Sudeste MG.
Para Sandro, a cerimônia foi um momento importante para a instituição e toda a comunidade acadêmica, pois alcançar a nota máxima de reconhecimento do MEC demonstra que a instituição vem cumprindo seu papel com excelência junto à sociedade. Ele ressalta que esse reconhecimento acontece mesmo após um período de redução de investimentos financeiros na rede, o que comprova que os servidores estão cumprindo seu trabalho mesmo diante de adversidades. Segundo Sandro, os TAEs são fundamentais na engrenagem institucional e o selo de nota máxima deve ser mais um elemento de defesa da educação pública e da valorização das carreiras.
O Ministério da Educação atribuiu o conceito institucional (CI) máximo para a oferta da graduação na modalidade presencial e CI 4 para a modalidade EaD ao Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, reafirmando a qualidade da instituição no âmbito do Ensino Superior. O processo de recredenciamento é realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (SERES), enquanto a avaliação que resulta no CI é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essa avaliação consiste na verificação do atendimento às exigências legais de funcionamento e dos indicadores de qualidade da educação superior.
A mesa de abertura do evento contou com a participação do reitor, André Diniz de Oliveira; a diretora de articulação e fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Carla Jardim; a deputada federal, Ana Pimentel; a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão; e as estudantes Gisely de Souza Gomes e Maria Eduarda Cibalde Carneiro, representando o ensino superior e técnico do instituto, respectivamente.
Durante a cerimônia, o procurador institucional do IF Sudeste MG, Alexandre Botelho, explicou que o processo de recredenciamento avalia cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura.
O selo de nota máxima, que foi lançado durante o evento, teve sua criação colaborativa na Coordenação Geral de Comunicação Social e Marketing do instituto. A estagiária de designer Fernanda Oliveira foi responsável pelo desenho do selo, que tem como objetivo ilustrar e fortalecer a ideia de uma Rede de Ensino de excelência, baseada em uma fundação sólida. Para garantir sua identificação e consolidação, foram utilizadas as cores institucionais, combinadas com um toque de dourado, que evoca a sensação de realização e triunfo.
O formato circular do selo busca transmitir a sensação de unidade, integração e comunidade, em harmonia com elementos pontiagudos que conferem dinamismo e vigor. Esses elementos adicionam movimento e força ao design, enquanto a forma circular reforça a coesão e conexão entre os membros da instituição.
Notícias mais lidas