Reitoria não responde solicitação aprovada em assembleia dos TAEs de suspensão de portaria por 30 dias e trabalhadores fazem panfletagem no RU

29/08/2019

Ontem, 28 de agosto, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFJF realizaram uma panfletagem no Restaurante Universitário (RU), campus. A atividade aconteceu uma semana após o TAES, em reunião com a administração superior ser solicitado o prazo de 30 dias de suspensão da portaria que retira o subsídio para trabalhadores nas refeições do RU, passando de R$2,00 para R$7,95. Na ocasião, os TAEs haviam se reunido em assembleia geral da categoria, na manhã daquele 21 de agosto, onde foi discutida a pauta e aprovados os encaminhamentos a serem levados ao reitor Marcus David. No entanto, na ausência do mesmo, que se encontrava em Brasília, os TAEs foram recebidos pelo pró-reitor de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva, Marcos Souza Freitas e pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé.

Conforme a deliberação da assembleia, durante a reunião, além do prazo de 30 dias de suspensão da portaria, foi solicitada a construção de medidas paliativas, como estruturar as unidades acadêmicas e administrativas com equipamentos de preparo ou aquecimento de refeições. Para tratar desta pauta, o SINTUFEJUF solicitou a realização de reunião específica com Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (PROINFRA). 

Outro encaminhamento à reitoria foi que seja realizada a construção de rede de convênios com restaurantes próximos ao campus, ao HU e às demais unidades da universidade, para que sejam oferecidos preços diferenciados para trabalhadores da universidade.

Os pró-reitores afirmaram que estavam sensíveis aos argumentos, sinalizando disposição em negociar, tanto o prazo, quanto às demais demandas, porém que a decisão deveria ser do reitor, que retornaria de viagem no dia seguinte. Entretanto, até o momento não houve retorno da administração superior.

Em relação à rede de convênios, o SINTUFEJUF conseguiu que  fosse agendada para amanhã, 30 de agosto, uma reunião com a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN).


Notícias mais lidas