Quadro “UFJF, lugar de memórias” do Cecom recebe fotografias da comunidade para exposição virtual

05/05/2020

O Centro de Conservação da Memória (Cecom) está com atividades online semanais durante pandemia. Entre a programação, estão abertas as inscrições para o quadro “UFJF, lugar de memórias”, com exposições virtuais toda quinta feira. A campanha visa mostrar a importância que os espaços da universidade tem para cada indivíduo, principalmente em situações excepcionais como o distanciamento social. Para participar, basta enviar uma foto que represente uma lembrança da UFJF, junto com um texto contando a memória que traz aquele registro. O envio deverá ser feito para cecomufjf@gmail.com e não tem prazo para participar. O material recebido será separado para divulgação semanal no facebook (cecomufjf/) e instagram (cecomufjf5/).

De acordo com assistente em administração do Cecom, Andreia Karla Grisendi, o objetivo é divulgar o setor para que os trabalhos desenvolvidos sejam conhecidos, e desta forma, continuar realizando os serviços de forma remota. “Pretendemos mostrar as atividades do Cecom para a população, chamando para participarem conosco, ressaltando a importância da memória e do patrimônio cultural de Juiz de Fora”, afirma.

Segundo Andreia, as demais atividades são realizadas a partir de materiais do acervo e pesquisa realizada pela equipe do Cecom. Entretanto, caso alguém queira, poderá enviar material que será analisado e divulgado também. “É muito bem vinda qualquer contribuição. As pessoas podem contribuir enviando fotos de patrimônios de Juiz de Fora e se tiverem algum fato para contar, será muito bem vindo”, destaca.

Coordenado pelo professor Marcos Olender, o Cecom realiza a promoção e a preservação da memória social, através da realização de oficinas, canteiros-escola e cursos de extensão que auxiliem na formação e capacitação de mão de obra, organização de eventos acadêmicos e custódia de acervos arquivísticos. Localizado na esquina da Rua Floriano Peixoto com Avenida Getúlio Vargas, no antigo casarão do DCE, o Cecom está funcionando de forma remota para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Confira a programação completa:

Notícias mais lidas