Projeto Yoga e Saúde amplia inscrições para TAEs do IF Sudeste MG

11/11/2019

O projeto Yoga e Saúde, desenvolvido pela Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (COSSBE/SIASS) da UFJF, agora está com as inscrições abertas também para TAEs sindicalizados do IF Sudeste MG. As inscrições são contínuas e estão sujeitas à disponibilidade de vagas nas turmas.

A Coordenadora de Saúde do SINTUFEJUF Luana Lombardi ressalta a importância dessa ampliação das vagas para as trabalhadoras e trabalhadores do IF Sudeste MG. “Eles terão a oportunidade de participar de um projeto de atividade integrativa de saúde que colabora para a melhoria da saúde do trabalhador”, comenta. “Essas práticas de yoga vão ser uma possibilidade para os trabalhadores e trabalhadoras do IF de cuidado com a saúde, principalmente no momento que estamos vivendo de fragilização dos trabalhadores”. Luana também destaca a oportunidade de aproximação destes TAEs com sua representação sindical, visto que as aulas acontecem na sede administrativa do SINTUFEJUF.

As práticas têm 50 minutos de duração e as aulas para TAEs do Instituto Federal acontecem nos dias e horários conforme tabela ao lado:

Para saber sobre a disponibilidade de vagas as interessadas e interessados devem entrar em contato pelo e-mail saudedotrabalhador.ufjf@gmail.com ou pelos telefones (32) 2102-3885 ou (32) 2102-3295.

Yoga e Saúde

O projeto foi criado pela TAE Fernanda Mazzoni da Costa, enfermeira do SIASS, e é parte do Pró-Vida – Programa para a qualidade de vida no trabalho das servidoras e servidores públicos federais da UFJF. Existe desde abril de 2018 e oferece práticas semanais de yoga contendo exercícios físicos, respiratórios, de relaxamento, concentração e meditação, amparados pelo arcabouço filosófico do yoga.

De acordo com Fernanda, o Yoga é uma prática de saúde reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), tem . “Segundo diversos estudos científicos, pode contribuir muito para a saúde dos trabalhadores, tendo efeitos, principalmente, sobre os sintomas osteomusculares e a saúde mental dos praticantes” afirma. Na saúde do trabalhador, esses estudos têm mostrado que a prática regular de yoga está relacionada ao incremento da saúde e bem-estar físico e psicológico de trabalhadoras e trabalhadores de diferentes áreas, com resultados principalmente sobre os sintomas osteomusculares e a saúde mental dos praticantes.

Segundo ela, quem pratica a atividade aprova e recomenda. “A prática tem sido legitimada pela experiência dos próprios participantes, que vêm relatando os benefícios que têm percebido em suas vidas, na sua forma de entender o processo de adoecimento, de se relacionar com a sua saúde, consigo mesmo e com os outros através do autoconhecimento, do desenvolvimento da atenção plena e das mudanças no estilo de vida que naturalmente vão acontecendo a partir da prática do Yoga” destaca.

Notícias mais lidas