Projeto solidário “Casa d’Itália abraça” recebe doações de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal e agasalhos para pessoas em vulnerabilidade social

19/07/2021

Engajado no combate à desigualdade e injustiça social da cidade, o departamento de cultura da Casa D’Itália está arrecadando materiais de limpeza, higiene pessoal e alimentos para ajudar pessoas em vulnerabilidade social. A primeira ação do projeto “Casa d’Itália abraça” irá auxiliar a ONG Entre Irmãos, criada em 2021 e que trabalha pela garantia do direito básico à alimentação para pessoas em vulnerabilidade social.

De acordo com o coordenador de cultura do SINTUFEJUF, Conrado Jenevain, o projeto solidário tem como objetivo amenizar carências e deficiências sociais provocadas pelos governos, que não souberam criar medidas eficazes de proteger as pessoas no atual momento que se passa o Brasil. “Sabemos que a desigualdade e a injustiça social só serão realmente superadas com medidas amplas e eficazes tomadas pelos gestores públicos comprometidos com a superação da pobreza no país. No entanto, o espírito de coletividade, solidariedade e humanidade da sociedade civil possibilita a criação de organizações não governamentais que buscam abrandar esta carência e assumir responsabilidades que o Estado não foi capaz de tomar”, afirma.

Para Conrado, o momento atual brasileiro, por conta da pandemia, tornou ainda mais importante e necessário o desenvolvimento de projetos solidários como este. “A ideia do projeto, segundo nos foi informado pelo Departamento de Cultura da Casa D’Itália, é auxiliar e promover instituições e associações que combatam a desigualdade social, abraçando-as, daí o nome do projeto”. Deste modo, as contribuições auxiliam no combate à fome de pessoas em vulnerabilidade social, além de garantir a elas itens de necessidade básica, como roupas e objetos para higiene pessoal, possibilitando condições mais dignas de vida àquelas pessoas que no período da pandemia tiveram acentuadas as suas dificuldades econômicas. “Sabemos que a desigualdade e a injustiça social só serão realmente superadas com medidas amplas e eficazes tomadas pelos gestores públicos comprometidos com a superação da pobreza no país. No entanto, o espírito de coletividade, solidariedade e humanidade da sociedade civil possibilita a criação de organizações não governamentais que buscam abrandar esta carência e assumir responsabilidades que o Estado não foi capaz de tomar”, completa.

Neste momento estão sendo arrecadados Arroz, feijão, açúcar 2kg, óleo, farinha de trigo, café 250g, fubá, molho de tomate, macarrão, achocolatado, biscoitos, leite longa vida, Sabonete, pasta de dente, escova de dente, absorvente, papel higiênico, sabão em pó, detergente, palha de aço, sabão em barra, água sanitária, além de roupas de frio femininas e masculinas de todas as idades. As doações podem ser entregues na Casa D’Itália (Av. Rio Branco, nº2585, Centro, de 09h30 às 11h e de 13h a 16h30 de segunda a sexta-feira) ou na ONG (Rua Olegário Maciel, nº 894, Paineiras, das 09h30 às 18h de segunda a Sábado). 

Notícias mais lidas