Projeto do SINTUFEJUF oferece lazer, saúde e bem-estar para aposentadas e aposentados

14/09/2022

Com o objetivo de intensificar a aproximação das aposentadas e aposentados com o sindicato, e proporcionar práticas de lazer, saúde e bem-estar, o SINTUFEJUF realiza a primeira atividade “Não tenha medo, vamos caminhar juntos?”. O encontro acontece na manhã do dia 22 de setembro, quinta-feira, no Jardim Botânico, com transporte saindo do sindicato às 08h (Rua Santo Antônio, 309). A programação conta com caminhada orientada, aula de yoga com a técnico-administrativa em educação e enfermeira da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (Cossbe), da UFJF, Fernanda Mazzoni, massagem e fortalecimento com o fisioterapeuta Jardel Trindade, além de um delicioso piquenique! As vagas são limitadas. Para participar, as aposentadas ou aposentados sindicalizados devem se inscrever pelo telefone 3215-7979. 

O projeto é desenvolvido através da coordenação de Aposentadas (os), Aposentandas (os) e Pensionistas do SINTUFEJUF e deverá ser oferecido mensalmente. De acordo com a coordenadora Isabel Cristina Nascimento, a proposta visa reaproximar todos os aposentados com o sindicato e entre eles, possibilitando que revejam seus colegas de trabalho. “Além disso, é uma oportunidade de contato com a natureza, para uma boa qualidade de vida, um momento de prosa, de trocas de experiências”, explica. A coordenadora destaca a atividade também como um momento para praticar o direito de fala, possibilitando, a partir desse contato, um espaço de escuta e diálogo. “Como é dito no chamamento, não tenham medo, apenas venham! Estou muito feliz em poder estar junto com eles e dividir conhecimentos e experiências. Com a ajuda de outras coordenações e também dos trabalhadores do SINTUFEJUF estamos planejando um momento lindo, pensado com muito carinho”, conta.

A atividade, que já estava sendo planejada pela coordenação, está em acordo com deliberação do IX Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas da Fasubra realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Segundo Isabel, que participou do encontro, durante o evento foi aprovado que a federação ofereça atividades de lazer, orientações de cuidado para redução de acidentes, entre outras atividades para melhoria da qualidade de vida. Porém, é necessário considerar que a pandemia não acabou, e portanto, todo protocolo de segurança deve ser mantido. “Temos que cuidar da saúde fazendo coisas prazerosas”, comenta.

Também coordenadora de Aposentadas (os), Aposentandas (os) e Pensionistas, Célia Gomes vê no evento uma oportunidade de distração, muitas vezes de uma rotina árdua, apesar da aposentadoria, acumulando responsabilidades domésticas e cuidados com a família. “A gente não está sozinho, somos um grupo que, com toda animação e todo gás, busca tentar ajudar as pessoas em momentos difíceis”, afirma. Ela destaca problemas de conjuntura nacional, como a alta inflação que consome cada vez mais os proventos das aposentadas e aposentados, e os problemas de saúde. Contudo, o contato com a natureza, segundo Célia, contribui para a saúde mental. “Estamos na luta e queremos transmitir nossa força e alegria. Nós vamos passar uma manhã mais tranquila. Ainda não tive a oportunidade de conhecer o Jardim Botânico, mas acredito ser maravilhoso!”, afirma.

Conforme a coordenadora geral do SINTUFEJUF, Elaine Bem, a coordenação de Aposentadas (os), Aposentandas (os) e Pensionistas do SINTUFEJUF, tem sido responsável por diversas articulações, propostas e programas com o propósito de levar não apenas para o debate, mas também para a prática, as importantes questões relacionadas com esse público. “A maneira como pensávamos esse momento da vida mudou nos últimos anos, nosso cenário político tem estado cada vez mais difícil e limitado para que nesta etapa final da vida profissional seja possível ter qualidade de vida e colocar em prática os planos”, opina. 

Assim, segundo ela, o Sintufejuf tem a preocupação em dar voz a essa categoria e promover atividades como o passeio no Jardim Botânico, para que, na vivência e no encontro, se estabeleçam em conjunto, um diálogo e construção concreta. “É a nossa base, as coordenações e funcionários do sindicato caminhando juntos para tratar tanto as questões específicas sobre práticas que favoreçam a saúde e bem estar, como o lazer propriamente dito, fazendo passeios com atividades dirigidas, inserção na natureza, rodas de escuta e troca entre essa categoria tão importante. Que estejamos juntos, todos, caminhando sem medo, lutando e também vivendo momentos de leveza na vida”, finaliza.

Notícias mais lidas