Projeto das Faculdades de Arquitetura e Engenharia distribui 260 Face Shields para vigilantes e porteiros da UFJF, após intermediação do SINTUFEJUF

Porteiros e vigilantes do quadro e terceirizados já receberam as Face Shields

Após a divulgação do SINTUFEJUF do projeto desenvolvido pelo Grupo de Inteligência Robótica (GRIn) da Faculdade de Engenharia e o Laboratório de Prototipagem e Virtualização (LAPROT) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que já produziu cerca de 30 mil protetores faciais, as Face Shields, vigilantes e porteiros da universidade também recebem o equipamento.

Flávio Sereno, coordenador geral do SINTUFEJUF, conta que a necessidade do equipamento por parte dos vigilantes foi levantada durante uma conversa com trabalhadores deste segmento. “Fomos alertados de que estes [os vigilantes] estavam trabalhando de máscara, mas não tinham as viseiras, que aumentam o grau de proteção de quem as utiliza em serviço”, explica Flávio. “Procuramos o técnico-administrativo Aristides, coordenador do projeto, que se mostrou sensibilizado com a situação e se dispôs imediatamente a organizar as doações a este segmento importante da nossa categoria”. Flávio contou que os vigilantes, tanto do quadro como os terceirizados, trabalham com contato direto com a população e estes equipamentos de proteção irão deixá-los mais protegidos no que se refere a prevenção ao contágio da Covid-19. “A coordenação de vigilância sugeriu também a inclusão dos porteiros, o que foi prontamente atendido”, finalizou.

No início da semana, Aristides Perobelli Fonseca, coordenador do projeto de produção das Face Shields junto com o professor Exuperry Barros Costa, da Faculdade de Engenharia Elétrica, conversou com o coordenador de segurança da UFJF, Isalino Clemente Pereira Filho, para fazer um levantamento da quantidade do equipamento que eles precisariam, levando em consideração os vigilantes servidores da UFJF, os terceirizados e os porteiros. “Estamos sentindo que a gente está podendo contribuir com bastante gente e estamos muito satisfeitos com isso”, conta Aristides. “Quando a gente teve a percepção que já havíamos atendido a demanda emergencial de saúde em Juiz de Fora e região e que a gente pôde começar a colaborar com outros setores e até outras regiões, ficamos muito felizes de podermos colaborar para a segurança das pessoas”. O TAE disse que, no total, 260 Face Shields foram produzidas para os trabalhadores da vigilância e os porteiros. O equipamento já foi entregue.

Os vigilantes parabenizaram a iniciativa. “Projetos como esses, voltados para melhorar a segurança da comunidade acadêmica e da sociedade, são fundamentais para valorizar o profissionalismo e competência de nossos servidores, auxiliando para o crescimento da nossa UFJF”, conta o vigilante Moacyr do Valle Júnior. Ele explica que esse Equipamento de Proteção Individual (EPI), que tem como objetivo amenizar o contágio do novo coronavírus, irá auxiliar na proteção e segurança dos vigilantes da UFJF e seus colaboradores, que estão trabalhando em sua totalidade, pois trata-se de um serviço essencial para preservar a segurança do patrimônio material e imaterial da universidade. “Gostaria de parabenizar o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, pela iniciativa e lembrança da Vigilância da UFJF”, finaliza Moacyr. 

O coordenador de segurança, Isalino, também reforçou a importância do projeto e disse que “essa equipe que está trabalhando na produção das Face Shields, vários voluntariamente, está de parabéns pela iniciativa. Tem sido de grande importância, não só para os nossos trabalhadores, mas para todos os trabalhadores de Juiz de Fora”. Trata-se de um equipamento muito importante porque a categoria está trabalhando presencialmente e, com isso, está exposta, uma vez que alguém pode se aproximar para fazer alguma pergunta ou pedir informação. “Em nome dos vigilantes e porteiros da universidade quero trazer meu reconhecimento e agradecimento a equipe do projeto e ao pessoal do SINTUFEJUF”, conclui.

Equipamento irá auxiliar na proteção e segurança dos porteiros e vigilantes da UFJF

SINTUFEJUF

SINTUFEJUF