Projeto “Cognição e Transformação” oferece atendimento de psicologia, neuropsicopedagogia e psicopedagogia para sindicalizados e dependentes de todas as faixas etárias

11/09/2023

A partir deste mês de setembro, dedicado à prevenção ao suicídio, o SINTUFEJUF (Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino em Juiz de Fora e Governador Valadares) estabeleceu uma parceria com o Projeto “Cognição e Transformação”. O objetivo é oferecer atendimento psicológico, psicopedagógico e neuropsicopedagógico a preço social para sindicalizados e dependentes de qualquer faixa etária, visando a melhoria da saúde mental e cognitiva.

A proposta desenvolvida pela equipe formada por Regina Barra (psicóloga), Teresa (psicopedagoga e neuropsicopedagoga) e Fernanda (psicopedagoga e neuropsicopedagoga) busca trabalhar diversas áreas, como a parte cognitiva, emocional, psicomotora, plasticidade cerebral, memória e dificuldades de aprendizagem. O foco principal é o desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo, visando a transformação e a melhoria da autoestima e da qualidade de vida.

De acordo com a coordenadora de saúde do SINTUFEJUF, Andrea Ramos, esta parceria com o sindicato é importante uma vez que a oferta destes serviços na rede SUS, quando ocorre, é de difícil agendamento. Já em consultórios particulares, os preços não são acessíveis para todos. “Nesta celebração conseguimos não só valores sociais, mas principalmente um  atendimento de qualidade e  acessibilidade a todos, proporcionando aos nossos  sindicalizados e familiares um atendimento de extrema importância para uma boa saúde mental”, afirma.

A iniciativa teve início quando as três profissionais estavam realizando capacitação em neuropsicopedagogia em diferentes locais, mas na mesma época. Durante esse período, elas fizeram parte de um grupo de estudos na área da psicopedagogia. A partir dessa experiência, surgiu a proposta de realizar um trabalho voluntário no Instituto Padre João Emílio, com atendimento a crianças. Posteriormente, o projeto expandiu suas atividades, passando a oferecer cursos de formação e capacitação para professores, promovendo a troca de conhecimento e materiais, o que aproximou ainda mais a equipe e deu origem ao grupo “Cognição e Transformação”.

Teresa Videira, professora aposentada do IF Sudeste MG e sindicalizada veterana no SINTUFEJUF há muitos anos, em contato com a gerência do sindicato, decidiu oferecer o projeto elaborado no grupo de estudos. “O objetivo é proporcionar um atendimento humanizado e a um preço social, além de oferecer mais um serviço aos sindicalizados. Os atendimentos poderão ser presenciais ou online, a fim de incluir também os sindicalizados do Campus Avançado em Governador Valadares”, conta.

Segundo Andrea, o sindicato abraçou a proposta por entender a importância do atendimento na área multidisciplinar que se ocupa no cuidado com a saúde mental, reabilitação e na aprendizagem, tratando e solucionando as dificuldades cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem e comunicação. “O projeto é formado por três profissionais qualificadas em diversos segmentos, com o desejo de proporcionar aos nossos sindicalizados e familiares um atendimento sério de excelência e por vez personalizado, por também  disponibilizarem atendimentos residenciais em casos de pacientes portadores de  distúrbios cerebrais e limitações de locomoção fomentando a inclusão de todos”, explica  .

As profissionais envolvidas no projeto são psicopedagogas, neuropsicopedagogas e professoras. Regina Barra é psicóloga e estará disponível todas as quintas-feiras, das 09h às 16h. Teresa Videira é psicopedagoga e neuropsicopedagoga, atendendo crianças e adultos todas as sextas-feiras, no mesmo horário. Fernanda Xavier também é psicopedagoga e neuropsicopedagoga, oferecendo atendimento a crianças e adolescentes de segunda a sexta-feira, até às 20h, em seu próprio consultório.

Atendimentos presenciais acontecem na brinquedoteca do SINTUFEJUF
e no consultório da psicopedagoga, Fernanda

Elas ressaltam que a pandemia da Covid-19 afetou significativamente a saúde mental e o desenvolvimento das pessoas. No caso das crianças, o acesso limitado às aulas online resultou em déficits na alfabetização e no desenvolvimento motor, incluindo questões de lateralidade e controle motor, fundamentais para habilidades como escrita e leitura.

Para os adultos, a pandemia trouxe um aumento nos casos de ansiedade, estresse e depressão, entre outros transtornos mentais. Dessa forma, o projeto “Cognição e Transformação” se apresenta como uma importante ferramenta de apoio emocional e desenvolvimento cognitivo para todas as faixas etárias.

Diante desse cenário, a ideia surge como uma opção acessível para aqueles que buscam cuidar de sua saúde mental e promover o desenvolvimento cognitivo. A parceria com o SINTUFEJUF permite que o atendimento seja oferecido a R$60, com possibilidade de autorização de desconto em folha, contribuindo para que todos os sindicalizados e seus dependentes possam receber apoio emocional e cognitivo. Principalmente neste período dedicado à prevenção ao suicídio, o projeto se destaca como uma importante iniciativa que visa promover a transformação e a qualidade de vida dos indivíduos. Entretanto, vale ressaltar que, embora a proposta tenha início no “Setembro Amarelo”, os atendimentos não se limitam a este mês.

Outras informações e agendamento pelo telefone 3215-7979

Notícias mais lidas