Programa “Não Tenha Medo, Vamos Caminhar Juntos?” é realizado após adiamento

17/11/2022

Aconteceu na manhã da última quinta-feira, 10, no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o encontro “Não Tenha Medo, Vamos Caminhar Juntos?”. A iniciativa, que tem como objetivo proporcionar práticas de lazer, saúde e bem estar para as aposentadas e aposentados sindicalizados, contou com aulas de dança, alongamentos e massagens oferecidas pelo SINTUFEJUF. Em torno de 20 pessoas participaram, tendo a oportunidade de ter um contato maior com a natureza e rever velhos amigos de trabalho.

O programa, desenvolvido pela coordenação de Aposentadas (os), Aposentandas (os) e Pensionistas do SINTUFEJUF, demonstra a preocupação do sindicato em dar voz a categoria para que haja, através do diálogo, a construção concreta de uma “melhor idade”. O encontro contou com a participação da educadora física Lu Cordeiro Personal, que realizou as atividades de alongamento e dança, a equipe da Dom Viçoso Saúde Integrativa, que efetuou massagens nas (os) sindicalizadas (os), e o massoterapeuta e professor de educação física, Johnston Morais Oliveira, que, juntamente das aposentadas e aposentados, praticou o Lian Gong (chi kung), uma prática similar ao Tai Chi Chuan. 

A coordenadora do projeto, Isabel Cristina Nascimento, destaca que encontros como esse são uma oportunidade para os sindicalizados se reunirem, além de terem contato com os coordenadores do SINTUFEJUF e conhecerem o espaço do Jardim Botânico. “Fizemos uma atividade de alongamento e trouxemos também uma atividade de dança. Todas ao ar livre. Esse momento de estarmos no Jardim é uma oportunidade de conhecer as unidades que temos dentro da nossa UFJF, que muitos só conhecem por nome e não tinham a oportunidade de estarem lá e receberem todo o acolhimento que esses lugares ao ar livre nos proporcionam. Foi muito gostoso passar por uma sessão de massagem com o barulho da natureza ao redor”, ressalta.  

Uma das participantes do passeio, a aposentada Cássia Araújo, reforça a importância e qualidade do projeto. “Achei o passeio maravilhoso, deslumbrante. É minha primeira vez aqui, no Jardim Botânico. A variedade de flores, da fauna e da flora, essa atividade do SINTUFEJUF, de nos proporcionar conhecer a parte cultural (do Jardim Botânico), ginástica e massagem está sendo um presente. Geralmente fico em casa sozinha e fico triste, até certo ponto, bem deprimida. Essa interação com os colegas, através dessas atividades, está sendo um up na minha vida”, reforça.

A sindicalizada, Maria Conceição Aparecida da Silva, salienta a importância para a saúde que a prática de atividades físicas e de lazer tem para a vida dos aposentados. “Iniciativas como essa vão nos ajudando a manter saudável. Encontrar os amigos também é muito bom para gente, podermos nos abraçar, conversar e trocarmos ideias”, explica.

O programa “Não Tenha Medo, Vamos Caminhar Juntos?”, inicialmente, iria ocorrer no dia 22 de setembro, porém, devido às fortes chuvas que assolaram Juiz de Fora no período, a atividade teve de ser remarcada indeterminadamente, podendo ser realizada, finalmente, no dia 10 de novembro. A coordenadora do projeto, Isabel, ressalta que pretende realizar novamente a atividade, a depender do retorno dado pelos participantes deste primeiro encontro. Mas se depender de Maria Aparecida Cezano Lima, com certeza haverá uma próxima edição. “Amo a natureza. Achei muito legal aqui, o pessoal, a turma, tudo muito bom. Acho que o sindicato deve sempre proporcionar atividades como essa. É muito bom revermos os amigos”.

Notícias mais lidas