Primeira Semana da Diversidade do ICE/UFJF abre inscrições

A I Semana da Diversidade do Instituto de Ciências Exatas (ICE) é um evento inédito que busca inaugurar um espaço para ampliar os diálogos sobre respeito à diversidade e reconhecimento da Ciência como promulgadora de cidadania. 

A atividade busca discutir assuntos não debatidos no ICE, e em institutos de Ciências Exatas em geral, buscando problematizar temas como racismo; respeito aos coletivos sociais; direitos humanos; gênero; justiça social; decolonialidade; arte; e ciência. 

A Semana traz uma programação diversificada e levanta questionamentos como os papéis impostos e os exercidos pelas mulheres na sociedade; sobre as ações para o aumento da diversidade da ciência brasileira; sobre inclusão e diversidade no ensino de matemática; entre outros. Além disso, traz rodas de conversas, entre elas, uma sobre transsexualidade, e apresentações culturais. A programação completa pode ser conferida através do Instagram do projeto.  

Alexandre Jenevain Júnior, organizador e membro do grupo Pesquisa de Ponta da UFJF conta que a ideia surgiu através de uma inquietação enquanto aluno e, posteriormente, como pesquisador. “Percebi que durante a graduação em matemática, não existiam espaços para conversarmos sobre a diversidade. Após pesquisar sobre o tema em meu mestrado, concluí que essa lacuna era maior nos cursos de ciências exatas. Ainda existe a ideia de que não precisamos saber lidar com a pluralidade de sujeitos em cursos direcionados aos cálculos, mas faz parte do nosso contexto  social diário ouvir e falar sobre esses assuntos.”, explica 

Marco Kistemann, também organizador e membro do grupo Pesquisa de Ponta da UFJF, diz que este é um evento piloto que tem a ideia de ocorrer semestralmente, convidando professores da UFJF, trabalhadores técnico-administrativos da educação (TAEs) e alunos.

O principal objetivo é trazer para o centro das discussões essas temáticas que em particular nos Institutos de ciências exatas não são debatidos.  

Apesar do evento ser organizado e pertencer a programação do Instituto de Ciências Exatas, a programação envolve temas bastante voltados para a ciência política e social. Quando questionado sobre o encontro das duas áreas, Alexandre diz: “Somos diversos! Somos plurais! Respeitar e reconhecer as diferenças e as limitações de oportunidades, direitos e saberes que elas trazem, é essencial. Sermos direcionados para pensamentos que induzem o raciocínio lógico não nos tira o papel social de saber lidar com essas questões. Faz parte da vida.” 

Marco completa que o Evento da Diversidade se trata realmente de um mix entre as duas áreas. “A gente não vê a ciências exatas como algo isolado, é uma área que envolve seres humanos então é uma área que envolve as ciências humanas também. Não tem como mais desvencilhar as humanas das exatas ou da saúde. Essa fragmentação, esse estruturalismo, exclui. A gente vê hoje a ciências exatas como algo que penetra em diversas outras áreas e vice versa”, conclui Marco. 

O evento também conta com o apoio da Direção do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). 

Eduardo Barrere, Diretor do Instituto de Ciências Exatas, ressalta que é importante trazer temáticas que, mesmo aparentemente distantes da área de exatas, permeiam em diversos aspectos sociais, culturais e também profissionais. “Essa ‘mistura’ nos aproxima do mundo como ele é. Apesar de historicamente separamos os conhecimentos e demais aspectos da formação de nossos(as) discentes, o mundo, na prática, nos cobra um entendimento mais amplo do que aquele que recebemos na academia. Pensando na minha área específica de formação, o mundo não é formado somente por zeros e uns”, diz ele. 
A semana acontecerá entre os dias  25 e 27 de agosto, das 10h às 21h, por meio de transmissão no Youtube e os interessados devem se inscrever através de um formulário, manifestando interesse nas palestras que desejam assistir.  O evento é aberto ao público, sendo livre para qualquer interessado fazer sua inscrição até o dia 24 e conta com certificação de participação.

SINTUFEJUF

SINTUFEJUF