Prestação de Contas do Exercício 2021 do SINTUFEJUF é aprovada por unanimidade

29/09/2022

Em assembleia geral híbrida realizada na tarde de ontem, 28, as trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da UFJF e IF Sudeste MG aprovaram por unanimidade a Prestação de Contas referente ao exercício de 2021 do SINTUFEJUF. Na ocasião, o coordenador de administração e finanças, Luiz Tegedor, apresentou uma planilha das receitas e despesas do último ano, junto a um comparativo com a movimentação financeira trimestral de anos anteriores, desde 2016, além de uma avaliação do balanço patrimonial atual. 

Conforme compromisso assumido em assembleias anteriores, a mesa apresentou os gastos realizados com a sede campestre em consequência de sinistros ocorridos durante a pandemia. Deste modo, o coordenador exibiu um cálculo dos investimentos que o sindicato teria com contratação de vigilância no período em que o espaço permaneceu fechado devido à necessidade de distanciamento social, constatando que, os valores ultrapassariam o que foi gasto.

Na oportunidade, Luiz Tegedor avaliou que o ano de 2021 foi superavitário, reflexo ainda de medidas adotadas em anos anteriores, como revisão de contratos, e também em decorrência da pandemia.

Segundo a coordenadora geral em exercício, Elaine Bem, o gráfico conseguiu representar toda a trajetória não de maneira estática, mas mostrando todo o movimento anterior a 2021.

Antes da votação, e de abrir espaço para questionamentos da categoria, as conselheiras fiscais Daniele Fabre, Emília de Carvalho e Rosângela Frizzero aprovaram a prestação de contas. Segundo Emília, os documentos foram recebidos por ela com muita antecedência, sendo possível sanar todas as dúvidas rapidamente.

O coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, ressaltou as dificuldades em manter o superávit nas contas do sindicato devido a conjuntura política e financeira nacional. Segundo ele, o congelamento dos salários dos servidores públicos a mais de 6 anos, acaba afetando as receitas do sindicato, pois implica em desfiliações, e com isso, é necessária a busca constante por novos filiados.

Ao final da assembleia, foi aberta uma enquete de votação na qual todos os presentes concordaram com a aprovação da prestação de contas pelo Conselho Fiscal.

Notícias mais lidas