Plataforma do DIAP permite saber como deputados e senadores votaram em projetos contra trabalhadores

27/09/2022

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) disponibilizou a plataforma “Quem Foi Quem no Congresso Nacional” para informar como parlamentares votaram em pautas de interesse da classe trabalhadora. O objetivo da plataforma é auxiliar os eleitores a não reeleger candidatos que retiram direitos.

No próximo domingo, 02, o Brasil vai às urnas escolher os próximos representantes do Congresso Nacional (senadores, deputados estaduais e federais), além de governadores e presidente.  É importante destacar que todas eleitoras e eleitores têm responsabilidade pela política nacional, uma vez que suas escolhas implicam, através de seus representantes eleitos, na elaboração e execução de leis que interferem diretamente na vida de todos. O voto é o exercício da cidadania e determina o futuro do país. De acordo com o art 1º da Constituição Federal de 1988, “todo o poder emana do povo”. Deste modo, é fundamental escolher candidatos alinhados com os interesses da população. Para isso, é necessário conhecer as plataformas e propostas apresentadas pelos adversários políticos.

É no Congresso Nacional que a maior parte das leis é pensada, discutida e aprovada (ou não). Portanto, não basta ter consciência apenas na escolha do presidente da república e governador, mas também dos parlamentares.

É importante que o eleitor procure se informar a respeito das ideias do partido político ao qual o seu candidato está filiado, pois influencia nas futuras decisões do mesmo. O eleitor deve estar atento à atuação de cada pleiteante ao cargo e sua vida política, conhecendo suas propostas, bem como o seu passado.

Vale lembrar que, nos últimos anos, ocorreram diversas perdas de direitos a partir das reformas trabalhista e previdenciária. Direitos esses que haviam sido conquistados com muita luta. Além disso, a sociedade vem enfrentando desemprego e arrocho salarial. Os serviços públicos estão sendo destruídos e os servidores públicos desvalorizados, amargando mais de 6 anos de salários congelados e perdas inflacionárias.

Por isso, a classe trabalhadora precisa votar consciente nas eleições, elegendo representantes comprometidos com os interesses do povo.

Para informar sobre a atuação dos parlamentares em projetos relacionados à classe trabalhadora, a plataforma “Quem Foi Quem no Congresso Nacional” permite saber quem votou em projetos contra os trabalhadores, quem ajudou a aprovar propostas que geraram retrocessos e retiradas de direitos e quais foram os deputados e senadores que, desde 2018, compactuam com as crises enfrentadas pelo país.

A plataforma permite pesquisar o nome do parlamentar com opções de estados, mandatos (em exercício ou anteriores), e por partidos. Ao consultar é exibida uma lista de pautas de relevância para a classe trabalhadora e como votaram os parlamentares nessas pautas.

Confira: https://www.quemfoiquem.org.br/

Notícias mais lidas