Plano de saúde do IF Sudeste MG sofre reajuste de 4%

27/09/2021

No mês de setembro o valor dos planos de saúde dos técnicos-administrativos da educação tanto da UFJF quanto do Instituto Federal sofreu um reajuste de 4%.

O valor foi acordado após semanas de negociações com a Uniben, acerca do reajuste anual dos planos de saúde do convênio IF Sudeste MG/Uniben, aplicado sempre no mês de agosto.

O percentual sugerido pela administradora de benefícios para o IF Sudeste MG em 2021 foi de 7%, seguindo o mesmo índice estabelecido em agosto de 2020. No entanto, a gestão institucional iniciou as negociações no sentido de não haver reajuste, tendo em vista o contexto remuneratório das carreiras nos últimos anos dos TAE, com a não incidência de reajuste salarial que, aliada à inflação do período, coloca os trabalhadores numa situação de perda real de renda, à medida que seus salários reais perderam poder de compra.

Em e-mail enviado aos trabalhadores, a administração do IF Sudeste declarou que entende que, apesar do percentual considerado ideal pelo IF Sudeste MG não ter sido possível, a gestão adotou medidas e argumentos para obtenção de uma redução dentro do melhor possível, para o momento.

Janicrélia da Fonseca, TAE da Instituição, diz que os esforços foram muito importantes e envolveram esforços dos trabalhadores, contribuindo para que o reajuste fosse menor. ”Os servidores já pagam um valor considerável no plano e se o aumento fosse de 7%, possivelmente alguns servidores não poderiam arcar com esta despesa. O Plano de Saúde é tão importante para os servidores como para os seus familiares”, nos diz Janicrélia.

O Instituto informou também que será criado um Grupo de Trabalho Multicampi para estudo e proposição de alternativas às questões que orbitam esta temática, como o credenciamento de novas operadoras nos moldes do convênio com a Uniben (onde o servidor paga a mensalidade e recebe o ressarcimento à saúde suplementar na folha de pagamentos), além de iniciarem discussões sobre a possibilidade de realização de nova licitação na modalidade autogestão nos moldes da operadora CASU (um plano de saúde institucional, onde o servidor tem o desconto direto em folha de pagamentos), sempre no sentido de proporcionar serviços de qualidade, maior capilaridade e menor custo aos trabalhadores do IF Sudeste MG.

Notícias mais lidas