Pesquisa de avaliação institucional da UFJF ocorre até 30 de Janeiro

21/01/2022

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está realizando uma pesquisa de avaliação, de acordo com os indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC). O formulário eletrônico está disponível no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) – na aba “eventos” -, desde a última segunda-feira, 17, e irá até o dia 30 de janeiro. 

Márcio Sá Fortes, coordenador de assuntos jurídicos do SINTUFEJUF, considera a participação dos TAE na resposta da pesquisa oportuna. “Esse é o momento em que os TAES podem opinar sobre diversos pontos na instituição: políticas de capacitação e qualificação, funcionamento dos órgãos colegiados e dos setores administrativos, cobrando a transparência de recursos financeiros.” Márcio diz ainda que a pesquisa é importante para  a Universidade pois dá a ela a oportunidade de se ajustar diante dessa percepção e para o SINTUFEJUF. “É importante para nós como sindicato cobrarmos da instituição aquilo que entendemos como ainda não satisfatório”, afirma ele. 

Os resultados servirão de base para que os gestores da Universidade conheçam as demandas da comunidade acadêmica e proponham iniciativas a curto, médio e a longo prazo. Podem participar da pesquisa técnicos-administrativos em Educação (TAEs), professores e estudantes. A UFJF destaca que a escolha em responder o questionário é uma ação voluntária e as informações obtidas são anônimas e confidenciais. 

Gevã Schaefer Pereira, TAE e membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por representantes dos professores, dos discentes tanto da graduação quanto da pós, dos TAEs, de indicados pela reitoria, da sociedade civil e da CSPA-GV, afirma que a pesquisa foi elaborada com base em indicadores chave definidos pelo Ministério da Educação. “Posteriormente esses dados vão servir de base para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) medir a qualidade de ensino no país. Parcialmente a nota que a universidade recebe vem do resultado dessa pesquisa. Para os TAEs a importância é ter a voz ouvida sobre como anda sua satisfação, sobre como a universidade usa seus recursos para apoiar os TAES e como ele avalia seu ambiente de trabalho: colegas, chefe de departamento e diretor”, diz Gevã. 

Para Sônia Maria Ferreira Azalim, TAE e também membro da CPA, a  ideia é que a avaliação e a gestão da Universidade caminhem juntas. “Dessa forma, a CPA oferece subsídios aos gestores para auxiliá-los na definição das prioridades, nos processos decisórios, enfim”, afirma Sônia. 

Para outra informações a CPA disponibiliza e-mail próprio (comissao.avaliacao@ufjf.edu.br) e também seu site: https://www2.ufjf.br/cpa/ 

Notícias mais lidas