NOVA DIRETORIA COMPLETA UM MÊS À FRENTE DO SINTUFEJUF

05/10/2017

A nova Diretoria ‘Renovar para Fortalecer a Luta!’ completou esta semana um mês à frente do Sintufejuf. A cerimônia de posse aconteceu no dia 04 de setembro, mas os trabalhos efetivamente começaram a ser realizados no dia 05. Confira as atividades que foram desenvolvidas a seguir.
A primeira assembleia foi realizada com apenas uma semana de posse, e já com indicativo de paralisação. Desde então, aconteceram outras cinco assembleias, em Juiz de Fora e Governador Valadares, visando, dentre outras coisas, à aproximação e ao envolvimento do Sintufejuf com a base. Além disso, foram feitas reuniões setoriais na Odontologia, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Saúde (Farmácia, Enfermagem e Odonto), Faculdade de Educação Física (FAEFID) e Colégio de Aplicação João XXIII, para conhecer as reais demandas da categoria.
A coordenadora geral do Sintufejuf, Maria Angela Costa, destaca a relevância do envolvimento da categoria com as atividades sindicais, especialmente no contexto de crise e ataques a direitos vividos no país. Maria Ângela reconhece a importância histórica de lutas do sindicato e agradece à confiança da categoria não apenas em eleger o grupo para defender seus direitos, como também caminhar junto com a coordenação, participando de assembleias e atos. “A categoria está respondendo ao nosso chamado, confiante e com vontade de fazer mudança de fato”.
A avaliação é compartilhada pelo coordenador de Organização e Política Sindical, Igor Coelho. “Iniciamos a gestão com a expectativa muito grande de mudança. As pessoas têm nos procurado para relatar vários casos mais diretos em setores, e com isso, estamos conseguindo manter um diálogo com os trabalhadores da universidade”, afirma.
A coordenadora de Saúde, Luana Lombardi, acrescenta que o objetivo é ampliar cada vez mais este tipo de ação. “Quando a demanda vem da categoria dos trabalhadores, a gente atende, mas também, quando não tem a demanda, a gente se oferece para fazer as reuniões setoriais. O objetivo é a aproximação da gestão com a base”, diz Luana.
Em relação aos Grupos de Trabalho, a nova diretoria do sindicato pretende ampliar os encontros para além do auditório da sede administrativa, com o objetivo de atingir toda a categoria. Para os aposentados, por exemplo, existe a proposta de ampliar as atividades que contemplem suas necessidades, além da manutenção do GT.

Parceria com a APES (Associação de Professores do Ensino Superior)

No dia 28 de setembro, em parceria com a Apes, o Sintufejuf realizou uma palestra sobre a Contrarreforma da Previdência, ministrada pela professora Sara Granemann, doutora em Serviço Social pela UFRJ. Um espaço importante para conscientizar a classe de que existem recursos na Previdência Social, e portanto, a contrarreforma é um ataque à classe trabalhadora, visando a beneficiar as elites.
A longo e médio prazos, Igor Coelho afirma que a nova Diretoria pretende propor uma série de mudanças. Uma delas é a reestruturação e a qualificação do conteúdo da comunicação, oferecendo outras fontes de informação além das que já existem. Elaborar cartilhas, vídeos, áudios e garantir maior rapidez na informação.
Para o mês de outubro, com indicativo de greve geral, Luana Lombardi aponta as metas de conseguir, junto à Fasubra e outras entidades, mobilizar a categoria contra a reforma da previdência, pela revogação da reforma trabalhista, pela manutenção do Plano de Carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), dentre outras. “O nosso objetivo com a greve é aproximar mais os trabalhadores das temáticas que envolvem nossas conquistas ameaçadas pelo Governo e fortalecer a categoria na luta contra esses ataques”, explica Luana.
Conforme Maria Angela, para fazer uma greve ainda mais forte, é preciso extrapolar os muros da universidade. ‘‘A luta dos trabalhadores tem de ser feita de forma coletiva, nossa expectativa é fazer a greve de todo o serviço público em defesa da sociedade e das conquistas dos trabalhadores’’, diz a coordenadora geral.  Atividades da gestão em PDF (confira).

Notícias mais lidas