Notícias

Avisos

Informes

Universidades

Sindicalizados

Entreterimento

NOTA DE REPÚDIO E ORIENTAÇÃO À CATEGORIA

29/08/2025

O SINTUFEJUF vem a público manifestar seu repúdio a qualquer forma de ataque ou violência entre colegas técnico-administrativos em educação dentro do grupo de WhatsApp administrado pela entidade. Este espaço foi criado com o objetivo de facilitar a comunicação entre o sindicato e a categoria, e não será tolerado seu uso para práticas que firam a dignidade e o respeito entre os participantes.

Reiteramos que nenhuma forma de violência será aceita em nossos canais, seja ela machista, lgbtfóbica, racista, de gênero, de classe social ou de qualquer outra natureza. Da mesma forma, repudiamos o uso indevido do grupo para disseminação de fake news, calúnias e difamações, que em nada contribuem para o fortalecimento da luta coletiva e apenas dividem a categoria. A defesa da categoria passa necessariamente pela ética, solidariedade e respeito às diferenças, de modo a garantir um ambiente de diálogo construtivo e democrático.

Como medida imediata para coibir tais práticas, informamos que:

  • O grupo será fechado nos finais de semana, a fim de facilitar a moderação e evitar a intensificação de conflitos;
  • Todos(as) os(as) integrantes deverão se identificar junto à administração do grupo;
  • Caso os ataques persistam, o grupo poderá ser definitivamente encerrado.

O SINTUFEJUF reforça a importância da união da categoria em defesa dos direitos dos(as) trabalhadores(as), primando sempre pelo respeito às divergências e pela preservação da entidade, acima de posições pessoais ou político-partidárias. Nossa luta é coletiva e se pauta pela defesa da universidade pública, gratuita, democrática e socialmente referenciada.

À luz desses princípios, o sindicato tem atuado contra as disputas internas que fragilizam nossa luta, bem como contra a calúnia, a difamação e as práticas que dividem a categoria. Nosso compromisso é com os direitos humanos e com a luta contra todas as formas de opressão, reafirmando a defesa da organização dos(as) trabalhadores(as), a luta contra o neoliberalismo, o conservadorismo e práticas reacionárias que ameaçam direitos, a intransigente defesa da ética e da solidariedade de classe, além da necessidade de unidade e diálogo entre as forças progressistas comprometidas com a democracia, a igualdade e a justiça social.

O SINTUFEJUF reafirma, portanto, que não tolerará ataques pessoais em seus espaços de comunicação, mantendo-se firme na defesa da categoria, da democracia e de uma sociedade mais justa e igualitária.

Diretoria do SINTUFEJUF