Nota contra
violência de gênero

22/07/2022

O Sintufejuf reitera seu compromisso com a tolerância zero ao abuso sexual, estupro e todas as formas de violência contra a mulher. O direito a uma vida livre de violências é um direito fundamental. É imprescindível trazer a público o debate sobre o dever da sociedade, da comunidade acadêmica, das instituições e todos profissionais envolvidos em garantir espaços acolhedores e respeitosos às vítimas de violência, permitindo que possam relatar, de forma segura, as denúncias de ofensas a sua dignidade e integridade, propiciando amplo acesso à justiça, e dessa forma promovendo a redução da subnotificação desses tipos de crime.

Responsabilização dentro do devido processo legal, acolhimento com dignidade e prevenção de novas ocorrências devem guiar as políticas de enfrentamento aos casos denunciados no âmbito da UFJF.

É urgente e inadiável trabalhar ações concretas na construção de espaços legitimados para o debate, acolhimento e ampliação de medidas efetivas contra  todos os tipos de assédio e violências no cenário institucional.

Nesse sentido o Sintufejuf informa que, como desdobramento das negociações, que suspenderam a greve da categoria em maio de 2022, e da última reunião do sindicato com o reitor e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas que tratou das pautas colocadas pela categoria nesta greve, está formalizando apresentação da proposta de implantação e funcionamento de um fórum de prevenção ao assédio moral e sexual na UFJF. Em nosso entendimento este espaço deve trabalhar de forma coletiva com a participação das entidades representativas dos trabalhadores, estudantes e outros usuários da instituição, e dos órgãos responsáveis pelo acolhimento e promoção da saúde na universidade.

Notícias mais lidas