MST inaugura loja em Juiz de Fora

13/01/2023

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) inaugura, nesta sexta-feira, 13, uma loja da rede do Armazém do Campo em Juiz de Fora. O evento de inauguração do espaço, marcado para às 18h, contará com apresentações culturais e um ato político. O evento é gratuito e vai ser realizado na sede, localizada na Av. Francisco Bernardino, n°30, centro, ao lado da praça da estação.

A rede de lojas do Armazém do Campo tem como objetivo comercializar produtos cultivados nos assentamentos do MST e de parceiros do movimento. Ao todo, são 24 lojas espalhadas pelo Brasil, sendo seis em Minas Gerais. Em Juiz de Fora, serão comercializados produtos in natura todas as quintas, vindo diretamente do assentamento Dênis Gonçalves (localizada na antiga fazenda Fortaleza Sant’Anna, em Goianá). Haverão também produtos processados, como geleias, doces e o famoso arroz orgânico, que são frutos do trabalho da agricultura familiar e da reforma agrária em diferentes assentamentos pelo país. A loja vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.

A organização do movimento, informa que “todos os produtos disponíveis na loja são produzidos de forma agroecológica, sem o uso de veneno ou em processo de transição em territórios que buscam a cada dia serem livres de toda e qualquer tipo de violência”.

Segundo a coordenadora regional do setor de produção na Zona da Mata, Priscila Araújo, o assentamento tem três principais objetivos: ser uma referência política da esquerda em Juiz de Fora, a garantia econômica do MST e contribuir para a articulação cultural no município.

“A importância da loja é ser um espaço de referência política, da esquerda na cidade. Outro objetivo nosso é garantir economicamente o MST. Aqui vamos comercializar os produtos de várias cooperativas de assentamentos de reforma agrária, tanto de Minas Gerais, quanto de outros lugares do Brasil. Isso tem um papel importantíssimo. Comercializaremos produtos do Dênis Gonçalves e do assentamento próximo a Visconde do Rio Branco e Viçosa. Essa é mais uma ferramenta econômica, mais uma forma de comercialização dos nossos produtos. Além disso, a loja será um espaço para articulação cultural no município. Juiz de Fora é uma cidade riquíssima culturalmente e queremos fazer desse espaço referência para os coletivos culturais da cidade. Fazemos isso por acreditarmos que é também através da arte e da cultura que enfrentamos o fascismo e o conservadorismo”, explica Priscila.

A coordenadora ainda ressalta que a tarefa central do MST e da Reforma Agrária é a de produzir alimentos saudáveis para as cidades, pois é lá que a maior parcela da população brasileira se encontra.  “Esses alimentos saudáveis são uma forma de disputar ideologicamente os grandes centros urbanos, tanto no modelo e forma de produção desse alimento, a existência dos assentamentos, e também essa articulação com a cidade”.

Além do Armazém do Campo, o MST se faz presente na região da Zona da Mata através da entrega de merendas escolares em Juiz de Fora e nos municípios ao redor dos assentamentos da região, e na iniciativa do Plantio Solidário. 

Confira a programação completa

18h – Cortejo Bloco Pisa Ligeiro

19h – Ato político de abertura

20h – Show com Alice Santiago e Tata Rocha

21h – Show com Bamba Samba Show

Para saber mais sobre o evento de hoje, acesse o Instagram do Armazém do Campo de Juiz de Fora.

Notícias mais lidas