Instaurada Comissão Organizadora da Consulta Pública para Reitoria da UFJF para o próximo quadriênio

21/08/2023

Foi instaurada na última quinta-feira, 17 de agosto, a Comissão Organizadora da Consulta Pública para Reitoria da UFJF no quadriênio 2024/2028. Seguindo a tradição histórica da universidade em respeitar a participação democrática da comunidade acadêmica, a comissão tem como papel estabelecer as normas e coordenar o processo de consulta para escolha de reitor e vice-reitor da instituição. A reunião realizada na sede da APES contou com a participação de representantes das três entidades, APES, Sintufejuf e DCE, e definiu a seguinte composição:

Para Flávio Sereno, presidente da comissão, “é uma grande responsabilidade organizar a consulta pública que vai aferir a vontade da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Cumprindo esta tradição democrática, as entidades representativas assumiram novamente esta tarefa. Teremos, mais uma vez, eleições livres, diretas, secretas e paritárias, onde os três segmentos têm o mesmo peso. Fazemos, desde já, um chamado. Uma convocação para que as pessoas que estudam e trabalham em nossa instituição participem de todo o processo. Escolher dirigentes é um direito que deve ser exercido para ser preservado!”

Entendendo a importância política da presencialidade, entre outros fatores, a comissão indicou a realização de eleições 100% presenciais, com urnas em Juiz de Fora e Governador Valadares. 

Calendário

Além da composição da comissão, as entidades indicaram previamente as principais datas do calendário da consulta. Importante ressaltar que estas e demais datas relacionadas ao processo serão oficializadas com a publicação do Regimento da Consulta, a ser fechado em reunião já agendada para o dia 22 de agosto.  Neste sentido, a proposta inicial das principais datas da consulta é:

A Comissão, nesta primeira proposta, pretende fechar horários e locais específicos dos debates acordando com as chapas eventualmente inscritas.

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