GT de Mulheres acontece na próxima segunda-feira, 7

04/08/2023

Encontro discute a participação da 7ª edição da Marcha das Margaridas

Na próxima segunda-feira, 7, às 9h, acontecerá na sede Administrativa do SINTUFEJUF e pela plataforma do Google Meet um encontro do GT de Mulheres para discutir a participação na 7ª edição da Marcha das Margaridas, que tem como tema: “Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. A Marcha ocorre em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto de 2023. 

Desde os anos 2000, mulheres trabalhadoras rurais do Brasil se manifestam pela busca dos seus direitos trabalhistas.

O mês de agosto foi escolhido, pois lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 12 de agosto de 1983, quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.

A primeira edição da Marcha reuniu cerca de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil. A expectativa é que 100 mil mulheres participem em 2023.

Para a coordenadora geral do SINTUFEJUF, Maria Ângela Ferreira Costa, a participação no GT é fundamental para fortalecer a luta que já acontece da Marcha, além de ser uma oportunidade de compartilhar experiências e coletivamente ganhar força.

“É comum que a vítima de assédio pense que está sozinha, que o que aconteceu é um caso isolado, ou mesmo que não há nada que possa ser feito para mudar essa realidade. Em momentos como esse do GT, onde conversamos e trocamos experiências, saímos mais fortalecidas para o ambiente em que trabalhamos ou moramos. Além de ganharmos força para resistir a toda forma de exploração, como a da venda de nossa força de trabalho, de violência, como o assédio moral e sexual, e toda falta de perspectiva que esses problemas causam”.

Os casos de assédio ainda são recorrentes na Universidade Federal de Juiz de Fora. É necessária a mobilização de todas, todos e todes para que essa prática nefasta disseminada e normalizada, que está se aprofundando na instituição, não ocorra mais. Quem oprime não deve seguir tendo a última palavra e a manutenção de seus privilégios.

O link do GT será disponibilizado pelo e-mail.

GT Mulheres

O grupo de trabalho criado dia 11/03/2014, visa fomentar a auto-organização de mulheres trabalhadoras da base do SINTUFEJUF, bem como, discutir e combater a condição de desigualdade econômica, política e social da mulher no Brasil e no mundo, a divisão sexual, principalmente no trabalho, políticas de saúde para as trabalhadoras, assédio moral e sexual, feminicídio, violência institucional, opressão cultural, mercantilização do corpo feminino, machismo. 

As reuniões do GT Mulheres acontecem na última terça feira de cada mês na sede administrativa do Sintufejuf. Participe!

Notícias mais lidas