Notícias

Avisos

Informes

Universidades

Sindicalizados

Entreterimento

GT de Mulheres acontece na próxima segunda-feira, 7

04/08/2023

Encontro discute a participação da 7ª edição da Marcha das Margaridas

Na próxima segunda-feira, 7, às 9h, acontecerá na sede Administrativa do SINTUFEJUF e pela plataforma do Google Meet um encontro do GT de Mulheres para discutir a participação na 7ª edição da Marcha das Margaridas, que tem como tema: “Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. A Marcha ocorre em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto de 2023. 

Desde os anos 2000, mulheres trabalhadoras rurais do Brasil se manifestam pela busca dos seus direitos trabalhistas.

O mês de agosto foi escolhido, pois lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 12 de agosto de 1983, quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.

A primeira edição da Marcha reuniu cerca de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil. A expectativa é que 100 mil mulheres participem em 2023.

Para a coordenadora geral do SINTUFEJUF, Maria Ângela Ferreira Costa, a participação no GT é fundamental para fortalecer a luta que já acontece da Marcha, além de ser uma oportunidade de compartilhar experiências e coletivamente ganhar força.

“É comum que a vítima de assédio pense que está sozinha, que o que aconteceu é um caso isolado, ou mesmo que não há nada que possa ser feito para mudar essa realidade. Em momentos como esse do GT, onde conversamos e trocamos experiências, saímos mais fortalecidas para o ambiente em que trabalhamos ou moramos. Além de ganharmos força para resistir a toda forma de exploração, como a da venda de nossa força de trabalho, de violência, como o assédio moral e sexual, e toda falta de perspectiva que esses problemas causam”.

Os casos de assédio ainda são recorrentes na Universidade Federal de Juiz de Fora. É necessária a mobilização de todas, todos e todes para que essa prática nefasta disseminada e normalizada, que está se aprofundando na instituição, não ocorra mais. Quem oprime não deve seguir tendo a última palavra e a manutenção de seus privilégios.

O link do GT será disponibilizado pelo e-mail.

GT Mulheres

O grupo de trabalho criado dia 11/03/2014, visa fomentar a auto-organização de mulheres trabalhadoras da base do SINTUFEJUF, bem como, discutir e combater a condição de desigualdade econômica, política e social da mulher no Brasil e no mundo, a divisão sexual, principalmente no trabalho, políticas de saúde para as trabalhadoras, assédio moral e sexual, feminicídio, violência institucional, opressão cultural, mercantilização do corpo feminino, machismo. 

As reuniões do GT Mulheres acontecem na última terça feira de cada mês na sede administrativa do Sintufejuf. Participe!