Na tarde de ontem, 11 de abril, parlamentares da bancada da educação se reuniram com a ministra Esther Dweck. O encontro, organizado pela Frente Parlamentar Mista da Educação, reuniu mais de 20 deputados com o objetivo principal de discutir a reestruturação do Plano de Carreira dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) e a melhoria das condições de trabalho desses profissionais.
Desde o dia 11 de março, os TAEs de instituições federais por todo o país deflagraram greve em busca da reestruturação de suas carreiras, em uma mobilização que ganha cada vez mais força. Deste modo, a reunião de ontem surge como uma etapa importante nesse processo, articulada pela deputada federal Ana Pimentel, vice-presidente de Ensino Superior da Frente Parlamentar Mista da Educação, após uma reunião com o SINTUFEJUF em fevereiro, solicitando apoio à pauta.
Flávio Sereno, coordenador geral do SINTUFEJUF, destacou a importância do apoio parlamentar, ressaltando a difícil situação das negociações com o governo. “Desde que tivemos a reunião com a deputada Ana Pimentel, ela sempre se colocou à disposição para contribuir com essas negociações que estão muito difíceis junto ao governo. Ontem, aconteceram duas reuniões importantes, uma com o governo e as entidades sindicais, que foi muito dura. O governo endurece a negociação, tenta inclusive sabotar as greves já em curso e as que se articulam. E logo depois essa dos deputados com a ministra, ressaltando o apoio deles para a nossa pauta”, afirma.
A deputada federal Ana Pimentel, responsável por articular a reunião, expressou sua determinação em apoiar a causa dos TAEs. “Eu trouxe essa pauta ao Ministério da Gestão e da Inovação, articulando esta reunião, porque ela é justa e necessária para a qualificação do ensino superior. Inclusive para a gente dar continuidade ao projeto de expansão das Universidades Públicas, que é marca característica dos governos petistas.”
Ela ressaltou ainda a importância do papel dos técnicos administrativos no funcionamento das universidades públicas e a necessidade urgente de uma sinalização positiva ainda este ano. “É fundamental que haja uma sinalização ainda este ano para os técnicos administrativos neste sentido, e o ministro Camilo Santana já manifestou publicamente sua sensibilidade à causa”, destaca.
Notícias mais lidas