FÓRUM INTERSINDICAL AGE PARA REDUZIR REAJUSTE DO PLANO DE SAÚDE NO IF SUDESTE MG

04/09/2018

Em agosto foi definido o reajuste anual do plano de saúde das servidoras e servidores do IF Sudeste MG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas e a partir deste mês os novos valores já entram em vigor. Para os planos com coparticipação haverá um reajuste de 10% e para planos sem coparticipação o reajuste será de 17,8%. A Uniben, administradora do plano, havia apresentado uma proposta de 21% de aumento no início das negociações. O Fórum Intersindical, composto pelo Sintufejuf, Sinasefe e Apes, participou de duas reuniões para discutir os novos valores e elaborou uma contraproposta, mais condizente com a realidade das servidoras e servidores, que serviu como base para reduzir o reajuste final.

O servidor técnico-administrativo em educação (TAE) eleito para representar a categoria lotada na Reitoria e no campus de Juiz de Fora do IF Sudeste MG, Sandro Vieira, conta que a proposta de reajuste inicial era muito elevada e que o Fórum sempre tentou reduzir esse valor, principalmente por conta do atual contexto econômico do país. “É importante frisar que não ocorrerá reajuste salarial no próximo ano, então o impacto tende a ser maior não apenas com o plano de saúde, mas também com outras despesas, como alimentação e moradia”, afirma Sandro. Ele avalia positivamente a atuação do Fórum Intersindical durante a negociação com a Uniben, mas afirma que foi, de certa forma, frustrante, pois ela é uma empresa atravessadora da Unimed e portanto seus percentuais de reajuste serão sempre maiores do que em uma negociação direta com a Unimed.

Sintufejuf oferece convênios com planos de saúde

As sindicalizadas e sindicalizados no Sintufejuf tem acesso a convênios com planos de saúde e a rede de benefícios Samta Paz. Esta pode ser a alternativa para as servidoras e servidores do IF Sudeste MG que não conseguirem continuar com o plano de saúde oferecido pela instituição após o reajuste.

A rede de benefícios Samta Paz oferece serviços ambulatoriais, podendo reunir até cinco dependentes, que não precisam ter qualquer grau de parentesco. Cada dependente tem direito a duas consultas por mês e acesso aos principais exames, como hemograma, raios-x, mamografia, preventivo, ultra-sonografias, endoscopia, etc. A rede também inclui até dez sessões de fisioterapia por ano e descontos em outros procedimentos. As sindicalizadas e sindicalizados no Sintufejuf tem 50% de desconto na rede, pagando R$157 por mês. Para as trabalhadoras e trabalhadores que tem mais de 49 anos o convênio do Sintufejuf com a rede de benefícios Samta Paz representa mais de 80% de economia por mês.

Os planos de saúde com os quais o Sintufejuf mantém convênios são: Plasc, Saúde Sinai, Uniben, Unimed e Vitallis. Todos são cadastrados na ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar e oferecem tanto serviços ambulatoriais quanto de internação. Quando a trabalhadora ou trabalhador rejeita o plano de saúde oferecido pela instituição e opta por outro plano cadastrado na ANS o valor do subsídio oferecido pelo governo federal é depositado junto ao salário, portanto não há perda do benefício.

Para sindicalizar-se, conhecer melhor os convênios do Sindicato e escolher qual é o melhor pra você, visite a sede administrativa do Sintufejuf (Rua Santo Antônio, 309 – Centro) ou entre em contato pelo telefone (32) 3215-7979 ou pelo e-mail: comunicacao@sintufejuf.org.br.

Notícias mais lidas