FASUBRA se reúne com Ministro da Educação amanhã (28)

27/06/2023

A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) se reúne amanhã, dia 28, às 16:30h, com o Ministro da Educação, Camilo Santana. A Federação solicitou audiência com o Ministro para tratar de sua pauta de reivindicações e a instalação da Mesa Nacional Setorial de Negociação 

Esta será a primeira reunião da Fasubra com o Ministério da Educação (MEC) neste terceiro mandato do presidente Lula. Durante a presidência de Jair Bolsonaro a Federação não foi recebida pelo governo.

 A coordenadora geral da FASUBRA, Ivanilda Reis, destaca que “houve muita cobrança da Federação e de vários sindicatos de base para que esta reunião fosse marcada”. No encontro serão discutidas questões que envolvem diretamente a categoria dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE), diferentemente do que ocorre na Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Servidores Públicos, onde as discussões são gerais. “(A audiência) representa um avanço com possibilidades de conquistas nas nossas demandas, significa uma valorização dos TAEs, com uma discussão  das nossas pautas em um espaço para diálogo, onde iremos cobrar do Governo retorno para o que apresentarmos”.

Dentre as pautas que serão discutidas diretamente com o Ministro da Educação estão: a reposição de perdas e aprimoramento da carreira, onde será discutido tudo que envolve a atualização da carreira dos TAEs com a realidade do mundo do trabalho que se vive nas instituições federais de ensino; condições de trabalho e qualidade no serviço público, onde serão abordadas questões ligadas a saúde física e mental das trabalhadoras e dos trabalhadores; e a democratização das instituições federais, onde serão abordadas tópicos como a defesa da paridade, luta contra os interventores, entre outras lutas.

Ivanilda ressalta que: “a FASUBRA irá para esta reunião com grandes expectativas, mas sem ilusões, conscientes de que precisaremos, todos, fazermos muita luta frente a realidade da conjuntura, que nos traz o Arcabouço Fiscal e um Congresso composto pela maioria da extrema direita, defensora de uma política de destruição dos serviços públicos. O que esperamos frente a esta realidade é que consigamos sair com um calendário que garanta a convocação da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) e prazos para discussão e respostas para todas as nossas demandas,ou seja, que não seja uma mesa de enrolação e sim para avançarmos”.

Reestruturação da carreira

A proposta de reestruturação da carreira a ser apresentada ao governo, conforme aprovado no Confasubra, se dará com a discussão nas bases, através dos Grupos de Trabalho (GT).  Amanhã (28), o SINTUFEJUF tem sua terceira e última reunião, que ocorrerá em formato híbrido, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pelo link do Google Meet que será disponibilizado no dia.  

Estas discussões das bases serão encaminhadas para o GT Nacional e, após aprovação, será a proposta a ser apresentada ao Governo. Nesta quinta-feira (29), acontece virtualmente a primeira reunião do GT Nacional da FASUBRA. O GT do SINTUFEJUF indicou o TAE, Ivan Bilheiro, e a TAE, Marcélia Guimarães Paiva, para representarem o sindicato no GT Nacional da Federação.

Notícias mais lidas