FASUBRA realiza VII Encontro Nacional de Aposentados, Aposentadas, Aposentandos e Pensionistas

17/11/2020

A FASUBRA Sindical vai realizar nos dias 25 e 26 de novembro o “VII Encontro Nacional de Aposentados, Aposentadas, Aposentandos e Pensionistas”. O evento será transmitido pelo Facebook da Federação e contará com cinco palestras divididas nos dois dias, das 14h às 18h. Serão abordados os temas: a conjuntura nacional, as reformas – Reforma Administrativa (PEC 32/2020), PECs 186 (Emergencial), 187, 188/2019; demais medidas governamentais que possam atingir os aposentados; o enfrentamento da pandemia e suas consequências; a violência contra idosos e idosas; a inclusão digital; qualidade de vida, além de um breve histórico da situação funcional das aposentadas e aposentados.

Isabel Cristina Nascimento, da Coordenação de Aposentadas e Aposentados do SINTUFEJUF, afirma que o evento será muito esclarecedor. “Essas PECs que foram encaminhadas pelo atual governo e que estão tramitando desde novembro de 2019 retiram direitos da trabalhadora e do trabalhador a uma vida digna, pois atinge toda a população que utiliza o serviço público, que já está precarizado”. De acordo com Isabel, uma redução salarial e também da jornada de trabalho atinge diretamente a população que utiliza os hospitais, escolas, delegacias, creches, centros de saúde, e outros serviços públicos. “A aprovação da PEC 186/2019 por si só já prejudica toda a população, pois sem a funcionária e o funcionário público para reivindicar os direitos da população usuária e também da trabalhadora e do trabalhador, o governo terá autonomia para executar o que quiser; ou seja, situação é gravíssima”, explica.

Programação do evento

A abertura contará com os coordenadores Antônio Alves Neto e José Maria Castro e as coordenadoras da Pasta Elma Dutra e Maria Thereza Silveira, além da apresentação do Coral Vozes do Cerrado do SINT-IFESgo.

No primeiro dia (25/11) estão previstas as seguintes palestras:

– Conjuntura atual e Reformas que atingem aposentados e aposentadas;

– Qualidade de vida dos idosos e idosas durante a pandemia e expectativas futuras;

– Situação atual dos aposentados: breve histórico do PUCRCE ao PCCTAE, Reposicionamento e VBC;

No dia seguinte (26/11) estão programadas as palestras:

– Acolhimento e cuidados paliativos para idosos, idosas e familiares;

– Inclusão digital na terceira idade.

As aposentadas e aposentados poderão participar do evento fazendo perguntas e tirando dúvidas que serão respondidas ao final das palestras.

Isabel também ressalta que o evento é valioso no intuito de informar todas e todos os trabalhadores das instituições federais, através de uma linguagem técnica mas também popular, fazendo com que seja possível identificar e criar estratégias para enfrentamento e embate as políticas que são contrárias aos anseios da trabalhadora e do trabalhador e também da população usuária desses serviços. “Agora na atual crise sanitária podemos observar a grande função da servidora e do servidor público, que mesmo em meio às dificuldades consegue restabelecer a saúde da usuária e usuário das unidades de saúde. Neste período em que precisamos estar em isolamento social para salvar vidas, a situação geral da trabalhadora e do trabalhador está precarizada: no local de trabalho, falta materiais, colocando sua vida em risco; e, por parte da família, falta aconchego, o carinho dos pais e mães. Precisamos manter a distância das pessoas idosas da nossa família, pois elas são as mais fragilizadas frente à COVID-19, devido ao fator idade e algumas comorbidades”, conclui.

Notícias mais lidas