Fasubra orienta participação hoje em ações da Greve Global pelo Clima

Cidades do mundo inteiro estão mobilizadas hoje, 20 de setembro em defesa do meio ambiente, data em que acontece a Greve Global pelo Clima. As ações são inspiradas no movimento Fridays for Future (Sextas-feiras pelo Futuro), criado por Greta Thunberg, uma jovem ativista sueca de 16 anos, que protesta toda sexta-feira diante do parlamento sueco contra as mudanças climáticas.

No Brasil, as mobilizações de hoje estão focadas na preservação ambiental e da Amazônia, e são impulsionadas por uma frente ampla composta por 70 organizações ambientalistas, coletivos, movimentos sociais, centrais sindicais e ativistas de todo o território nacional. A mobilização foi tema da Plenária Nacional da Fasubra, ocorrida nos dias 14 e 15 de setembro, que orientou a participação das bases. Em Juiz de Fora, o SindUTE e CSP Conlutas convocam para uma panfletagem às 17h, no Calçadão, em frente ao Banco do Brasil.

O objetivo é alertar as autoridades a tomar medidas imediatas contra o aquecimento global e contra a degradação do meio ambiente. O Brasil vive atualmente um momento de devastação da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, ao mesmo tempo em que o governo brasileiro põe em prática políticas que prejudicam ainda mais a causa ambiental, como corte de verbas, flexibilizações e interferências em órgãos ambientais como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Meio Ambiente e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) , em junho deste ano foi verificado um aumento de 88% na devastação da Amazônia, em comparação com igual período do ano anterior, e em julho, o número subiu para 278%.

Desta forma, é imprescindível manter a mobilização. Para isto, os movimentos populares e ambientais pretendem organizar um Fórum Socioambiental para o início do próximo ano.

SINTUFEJUF

SINTUFEJUF