Excursão do SINTUFEJUF promove momentos de cultura, turismo, lazer e confraternização em Tiradentes-MG

09/05/2023

Um momento de cultura, turismo, lazer, confraternização com colegas e familiares e contato com as belas paisagens mineiras. O SINTUFEJUF promoveu no último sábado, 06, uma excursão para Tiradentes, estendendo o passeio até Bichinhos-MG.

A atividade foi aberta a sindicalizadas, sindicalizados, pensionistas e acompanhantes, e teve como proposta manter a conexão da categoria entre si e com a entidade, aproximando também os familiares, além de promover espaços de lazer com valores acessíveis. Durante o passeio, os participantes tiveram liberdade para visitarem os pontos turísticos da cidade, como o centro histórico, a Igreja Matriz do Santo Antônio, as igrejas da Santíssima Trindade e de Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos, o Largo das Forras, o Chafariz de São José, o Museu Sant’Anna e o Museu da Liturgia, além de andar de charrete ou viajar de Maria Fumaça de São João Del Rei para Tiradentes.

De acordo com a coordenadora do SINTUFEJUF, Isabel Cristina Nascimento, a iniciativa surgiu a partir de uma conversa com a funcionária do sindicato, Mariela Miranda sobre formas de reaproximar a categoria após o distanciamento social provocado pela pandemia. Ela ressalta ainda que só foi possível promover a excursão devido a vacina, garantindo, assim, a segurança de todas e todos. “Com a pandemia a gente não podia viajar, ter contato com nossos colegas, mesmo no local de trabalho, havia muita restrição. Fiquei muito feliz em ver trabalhadoras e trabalhadores aposentados, pensionistas, convidados, famílias, trabalhadoras e trabalhadores da ativa, e colegas do Hospital Universitário. Isso não tem preço, foi muito especial. Deu certo e a gente pretende agora fazer novos passeios”, conta.

A excursão não teve fins lucrativos, o que viabilizou a manutenção das passagens a preço de custo, R$65. Segundo Isabel, a atividade teve uma excelente aceitação da categoria, que foi além das expectativas do sindicato. “ Conversando com as pessoas durante o passeio, todos elogiaram, disseram que gostaram. Nós entregamos um questionário para avaliar a aceitação e identificar aspectos que podem ser melhorados, bem como a demanda da categoria por novos lugares a serem visitados. A gente sempre pensa no que a gente pode proporcionar ao outro”, afirma.

A técnico-administrativa (TAE) Maria dos Remédios Pereira elogiou a iniciativa, a organização e a pontualidade. Entre os aspectos positivos ela destaca ainda a inclusão de toda a categoria no mesmo evento. “O passeio foi maravilhoso. Gostei da ideia da gente poder encontrar as pessoas amigas”, afirma. Para ela poderiam ser realizadas excursões maiores e com possibilidade de parcelamento. “Da próxima vez, sugiro que seja na praia, com mais tempo, para poder aproveitar melhor. Mesmo assim foi muito bom. Gostei muito, tem que ter mais passeios, pois a gente precisa aproveitar muito a vida. O sindicato está de parabéns”.

Vânia Maria dos Santos também elogiou a organização e a escolha do destino, indo e voltando no mesmo dia, não sendo custoso para os interessados. “O sindicato, realizando esse tipo de atividade, demonstra que está preocupado com o sindicalizado como um todo. Porque passeio assim promove bem estar mental. É uma cidade histórica, muito bonita, isso faz bem. Eu gostei muito e acredito que todo mundo tenha gostado”, comenta. 

Para o técnico-administrativo Antônio Barbosa, esse tipo de iniciativa é importante por ser uma oportunidade de conhecer outros servidores e estabelecer novos vínculos de amizade. “É excelente a iniciativa de oportunizar a participação de familiares dos sindicalizados, fortalecendo o vínculo familiar. O tratamento cordial por parte dos organizadores também foi muito positivo “, opina. Além disso, Antônio acredita que oportunidades como esta também contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Rosa Santiago aprovou o encontro com colegas aposentados com os quais trabalhou e sugeriu novas oportunidades de vivenciar esses momentos. “Que sejam realizados novos passeios, na sede campestre, ou outras viagens como essa para a gente se encontrar, pois está todo mundo espalhado”. Desta forma, para ela, é importante divulgar esses eventos para unir mais as pessoas com o sindicato. 

Notícias mais lidas