Ex-coordenador do SINTUFEJUF, Paulo Dimas de Castro será homenageado com o Título de Cidadão Honorário Post Mortem, pela Câmara Municipal

15/05/2023

Referência no movimento político e sindical da cidade, o ex-coordenador do SINTUFEJUF, Paulo Dimas de Castro será agraciado, na próxima terça-feira, 16, pela Câmara Municipal de Juiz de Fora com o Título de Cidadão Honorário Post Mortem. Proposta pela vereadora Cida Oliveira (PT), a homenagem representa o reconhecimento do legado deixado por sua história de luta e dedicação partidária e sua atuação em movimentos sociais e populares.

A coordenadora Geral do SINTUFEJUF, Maria Angela Costa participou junto com Paulo Dimas da primeira Diretoria Executiva do sindicato, quando ocorreu a transição da antiga Associação dos Servidores da UFJF (ASUFJUF). Para ela, a homenagem da Câmara é o reconhecimento da representatividade do companheiro de luta, enquanto trabalhador, político, sindicalista e como um dos melhores seres humanos que conheceu e com quem militou. “Qualquer título é pequeno perto da grandiosidade de Paulo, na luta, no movimento sindical, político, partidário, tudo aquilo que ele representou não apenas para a universidade, mas para o município e para o sindicalismo. Sua forma de fazer política era leve e bem humorada”, afirma. Mesmo fazendo parte de grupos de oposição dentro do sindicato, a coordenadora destaca o embate saudável, com divergências e muitas convergências. Para ela, restam a saudade e a lembrança de seu legado e de sua alegria. 

De acordo com Cida, Paulinho, como era conhecido, cumpriu sua missão em vida, mas deixará saudades enquanto figura política e enquanto ser humano. Segundo ela, o companheiro era sempre muito carinhoso, gentil, brincalhão e solícito com as pessoas necessitadas. “Paulo Dimas foi um grande sindicalista e militante do Partido dos Trabalhadores. Em diversas oportunidades estivemos juntos na luta. O título de cidadão honorário de Juiz de Fora é uma singela homenagem perto da grandeza que ele representa”, afirma.

Para o companheiro de gestão, o também ex-coordenador geral do SINTUFEJUF, Lucas Simeão, Paulo Dimas foi um dos maiores ativistas políticos em Juiz de Fora, destacou-se no cenário local, estadual e nacional. Lucas aponta principalmente as ações no bairro Santa Luzia, atuando na Sociedade Pró-Melhoramento (SPM) do bairro em busca de melhorias para os moradores, como esporte e lazer. Também foi um grande sindicalista, permanecendo por décadas na direção do SINTUFEJUF, desde a antiga ASUFJUF. “Ele lutou muito para transformar a associação em sindicato, foi um dos maiores companheiros na história da universidade, se destacando na faculdade de farmácia pelo companheirismo e sinceridade, pela prontidão para ajudar os colegas. Tive a oportunidade de trabalhar com ele na coordenação geral onde tivemos uma grande amizade. A gente colocava como prioridade, a defesa dos trabalhadores. Nunca deixamos de lado a luta, e ele nunca deixou de lado o seu trabalho. Sempre atuou em prol da categoria, movia pedras, mundos e fundos para a transformação da sociedade, para que pudesse ter uma população livre  de todo e qualquer preconceito”, lembra Lucas. 

Conforme a servidora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF e companheira de Paulo Dimas, Maria Cristina Andrade, a solenidade representa um gesto de carinho e respeito. “Significa também agradecer e mostrar o quanto ele foi importante como pessoa, profissional,  sindicalista, político, professor, amigo e companheiro. Comprometido com as causas sociais e políticas. A sua morte sem dúvida é uma grande perda para nós todos”, afirma. Para ela, o título é o reconhecimento de toda uma vida política, dedicada ao município. “O Paulinho se esforçou o máximo para corresponder às expectativas, cumprir as suas promessas e tornar a cidade e seu bairro Santa Luzia um lugar melhor”, aponta.

Técnico-administrativo da Faculdade de Farmácia, Paulinho entrou para o quadro de servidores, ainda terceirizado da UFJF, em 1979. Em 1982, foi aprovado em concurso público, passando para o quadro efetivo. Como Diretor Social, Paulo fez parte da última gestão da Associação dos Servidores da UFJF em 1992. Quando a associação se transformou em sindicato, com a primeira eleição em 1996, Paulinho, como era conhecido, passou a fazer parte da Coordenação de Formação Sindical. Em 2005, ele compôs a coordenação de comunicação, passando para coordenador geral em 2006, após o falecimento dos companheiros Valter, Elson e Marcelo. Desde então, Paulo foi reeleito coordenador geral por mais três mandatos, encerrando em 2017. Atualmente ele era presidente do Clube Olaria, no bairro Santa Luzia, era filiado e membro do diretório do Partido dos Trabalhadores.

A solenidade acontece às 19h30, na Câmara Municipal, Rua Halfeld, 955 – Centro.

Paulo Dimas, Presente!

Notícias mais lidas