O Grupo Zona de Público lança a peça “Jules Rimet”, uma comédia que propõe um olhar crítico sobre o Brasil de ontem e hoje. A obra, escrita e dirigida por Conrado Jenevain, ex-coordenador de cultura do Sintufejuf, será apresentada no dia 09 de agosto, às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno. Os ingressos serão vendidos antecipadamente no trailer no Parque Halfeld por R$15,00 e na bilheteria do teatro por R$ 40,00.
A trama se passa em 1983, ano do roubo da Taça Jules Rimet, símbolo da conquista brasileira na Copa do Mundo de 1970. A peça propõe uma realidade alternativa em que Ulisses, malandro carioca, rouba do museu da CBF, a taça da Copa do Mundo de 1970, enganando os colegas Matias e Patrícia. O que ele não esperava é que a imprensa elegeria um outro ladrão para a taça: Sérgio Peralta.
De acordo com Conrado, que enxerga o teatro como um espaço de reparação política da realidade, a peça “toca em pontos importantes como a manipulação de informações pela imprensa, a precarização do trabalho, a dilapidação do nosso patrimônio nacional e os constantes erros do judiciário brasileiro.”
O dramaturgo fez parte da coordenação de cultura do Sintufejuf e trabalhou como técnico-administrativo da educação (TAE) da UFJF entre 2014 e 2022. Sua jornada no teatro teve início em 2017, no Grupo Divulgação da UFJF. Jenevain já escreveu e dirigiu outras duas peças e atualmente estuda teatro na Escola de Arte Dramática da USP.
Notícias mais lidas