Estão abertas, até o dia 26 de maio, as inscrições para o processo eleitoral da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e da Comissão Setorial Própria de Avaliação do campus Governador Valadares (CSPA-GV), da Universidade Federal de Juiz de Fora. A eleição definirá novos representantes de docentes, discentes e técnico-administrativos em educação (TAEs), com mandatos de dois anos.
No total, estão abertas quatro vagas para TAEs na CPA (Juiz de Fora) e duas vagas para TAEs na CSPA-GV. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA 3, entre os dias 12 e 26 de maio. A votação ocorrerá também pelo SIGA, de 24 a 26 de junho.
A CPA é um comitê obrigatório em instituições de ensino superior, com autonomia em relação aos demais conselhos e órgãos colegiados. É composta por representantes eleitos e indicados da comunidade acadêmica – docentes, discentes e TAEs – e por representantes da sociedade civil organizada.
A Comissão Própria de Avaliação da UFJF é formada por 15 membros, dos quais 12 são eleitos entre os seguintes segmentos:
A eleição ocorre entre os pares, ou seja, TAEs votam e se candidatam entre TAEs, o mesmo valendo para docentes e discentes.
Já a CSPA-GV, voltada ao campus de Governador Valadares, é composta por 8 membros, sendo 6 eleitos:
A principal função da CPA é planejar e coordenar o processo de autoavaliação institucional. Isso envolve o levantamento e análise de dados internos da universidade, ouvindo a comunidade acadêmica para entender a realidade da UFJF e apontar caminhos para sua melhoria. O trabalho da CPA culmina na produção do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI), um documento fundamental para orientar o planejamento da gestão universitária e os processos de reconhecimento de cursos e recredenciamento institucional junto ao INEP/MEC.
A participação dos técnico-administrativos é fundamental para garantir que as avaliações reflitam a realidade de todos os segmentos da universidade. A presença dos TAEs na CPA fortalece a escuta das condições de trabalho, infraestrutura, gestão e valorização da categoria. Além disso, contribui para o aprimoramento da UFJF como um todo, com base na vivência concreta do cotidiano universitário.
Os interessados devem se inscrever pelo SIGA 3 (https://siga.ufjf.br), entre os dias 12 e 26 de maio. A votação também será realizada pelo sistema, de 24 a 26 de junho.
A votação também acontecerá via SIGA 3 e cada eleitor poderá votar uma única vez. Serão eleitos os candidatos mais votados dentro dos respectivos grupos, e os demais, por ordem de votação, serão suplentes. Os critérios de desempate incluem maior tempo de instituição para docentes e TAEs e maior idade para discentes.
A divulgação dos resultados será feita nos sites da CPA e da UFJF. Em caso de contestação, será possível enviar recurso à Comissão Eleitoral pelo e-mail: comissao.avaliacao@ufjf.br, conforme o cronograma.
A Comissão reforça que o conteúdo das campanhas eleitorais deve prezar pelo respeito à comunidade acadêmica, não podendo conter ofensas ou comprometer a estética dos espaços institucionais. Os membros da Comissão Eleitoral não poderão se candidatar às vagas disponíveis.
O edital completo com todos os detalhes do processo está disponível no site da CPA:
🔗 https://www2.ufjf.br/cpa/
Notícias mais lidas