Entidades filiadas à Fasubra aprovam orientação da PlenÁria Nacional de aceitar proposta de reajuste salarial

17/03/2023

Conforme orientação da Plenária Nacional realizada nos dias 10 e 11 de março, todas as entidades que realizaram assembleias e responderam à Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) dentro do prazo estabelecido , entre elas o SINTUFEJUF, deliberaram pela aceitação da proposta de 9% de reajuste salarial e aumento de R$ 200 no Auxílio Alimentação.

O acordo é válido para o conjunto dos servidores públicos federais da Lei 8.112/90, ativos, aposentados e pensionistas e, se aprovado, entrará em vigor a partir de maio, com recebimento em junho. O governo ainda se compromete a retomar as mesas setoriais de negociação com as diversas carreiras do Executivo.

Com o resultado, a direção da Federação encaminhará o posicionamento da categoria ao Governo Federal, na próxima reunião de negociação, marcada para segunda-feira, 20.

Em todo o país, as demais entidades representativas do funcionalismo público estão organizando rodadas de assembleias para deliberar sobre o tema. Na última terça-feira, as professoras e professores da UFJF e do IF Sudeste MG, representados pela Apes/JF também aprovaram o aceite, bem como a necessidade de que o governo reconheça as perdas de 27% acumuladas nos últimos anos, definindo a forma de recomposição, além de buscar ações imediatas para garantir atendimento na LOA 2024. O posicionamento da APES foi apresentado à reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, realizada ontem, 16. Em breve será divulgado o relatório geral do quadro de docentes.

A partir do aceite das entidades que representam os servidores públicos federais, para validar a proposta, o governo enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para corrigir a Lei Orçamentária Anual (LOA-2023), prevendo o aumento de despesas para este ano. 

Notícias mais lidas