Entidades de Servidores Públicos Federais de JF e Região publicam matéria em jornal local sobre impactos da PEC 32 para a população

10/05/2021

Com o objetivo de esclarecer a população sobre o conteúdo da Reforma Administrativa (PEC 32) que o Governo Federal e o Congresso Nacional pretendem implementar, o SINTUFEJUF e o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos de Juiz de Fora e Região (Fosefe) publicaram uma matéria na Tribuna de Minas dos dias 09 e 10 de maio, ressaltando os impactos dessa proposta de emenda à constituição para a população. A reportagem encontrada na página 17 do jornal impresso faz parte da campanha adotada contra a Reforma Administrativa e em defesa do serviço público. O texto está disponível também no site https://tribunademinas.com.br/especiais/publieditoria/10-05-2021/reforma-administrativa-impactos-negativos-para-a-populacao.html.

De acordo com o coordenador geral do SINTUFEJUF, Flávio Sereno, esta foi a primeira de 8 matérias que serão veiculadas todo domingo no jornal. O texto busca ressaltar a importância da estabilidade para que o servidor cumpra sua função com autonomia e independência, além de desmontar as mentiras usadas pelo Governo Federal para justificar a falsa necessidade da Reforma.

Desde o lançamento do FOSEFE em dezembro de 2019, do qual fazem parte além do SINTUFEJUF, a APES, SINDSEP-MG, SINDIRECEITA, SITRAEMG, SINTSPREV-MG, SINASEFE (Rio Pomba e Barbacena) e SINPRF-MG, foram diversas as estratégias para dialogar com a população e com os parlamentares que votam a proposta, na tentativa de barrar a Reforma Administrativa. As ações começaram antes da pandemia, como a realização de uma Tribuna Livre na Câmara Municipal de Juiz de Fora, entrevista com a então deputada federal e atual prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão e com os deputados federais Charlles Evangelista e Júlio Delgado. Mesmo com o início da pandemia a mobilização não parou, porém, sendo necessário adotar somente táticas que respeitassem a necessidade de distanciamento social, como a colocação de outdoors, painel de LED, projeções em laser e faixas em locais estratégicos de Juiz de Fora e Região, circulação de carros de som, divulgação de e-mail e whatsapp de deputados e senadores, participação em lives para debater o tema, além de publicações nas redes sociais, spots nas rádios e produção de vídeos denunciando os prejuízos que a Reforma Administrativa oferece para o serviço público. “Temos investido em diversas formas de comunicação para dialogar com a sociedade. Entendemos que a luta contra esta proposta precisa do apoio popular. Não é um problema só dos servidores públicos, mas também e principalmente dos cidadãos usuários dos serviços. A população tem seus direitos acessados por políticas públicas garantidas por estes equipamentos públicos”, afirma.

Segundo Flávio Sereno, a nova estratégia busca dar mais visibilidade à campanha. “Por ser o jornal de maior circulação na região, a ideia é atingir o maior número de pessoas com essas publicações demonstrando como a população de forma geral perde com a Reforma Administrativa em discussão no Congresso Nacional”, explica Flávio. 

Notícias mais lidas