ENEM reabre inscrições para alunos isentos de taxa que não compareceram a prova em 2020

24/09/2021

Na segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu o período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida foi anunciada após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela reabertura dos pedidos para aqueles que tiveram direito à isenção no Enem 2020, mas que faltaram no dia da prova e não justificaram a ausência.


A falta injustificada fez o candidato perder o direito de solicitar a gratuidade no próximo exame, porém, visto que o cenário nacional do ano anterior encontrava-se em estado crítico durante a pandemia da COVID19, entidades como UNE, UBES e EDUCAFRO consideraram o prejuízo de jovens de classe baixa que não puderam comparecer por medo de colocar suas vidas em risco ou por não sentirem-se seguros para realizar as provas devido ao ensino defasado de forma remota. O exame deste ano apresentou o menor número de inscritos desde 2007.
Apesar de terem conquistado essa vitória, a possibilidade das inscrições não foi divulgada pelo MEC ou INEP, o que prejudica os estudantes interessados a saberem da possibilidade.


Para Felipe Santos, Coordenador de comunicação do SINTUFEJUF, a falta de divulgação é preocupante e mostra mais uma vez a política do governo Federal que não prioriza a educação pública. “Para muitas famílias e para muitos jovens das classes mais empobrecidas, a educação é uma das únicas oportunidades de ascensão social e melhoria de vida, nesse recorte social, a população negra, periférica e a população LGBTQIA+ são ainda mais afetadas. O governo não tem interesse em que a população melhore de vida e evolua dentro do sistema através da educação”, afirma Felipe.


A inscrição no Enem deve ser feita por meio da Página do Participante. Segundo o Inep, os candidatos que realizarem a inscrição até o dia 26 de setembro terão a isenção da taxa assegurada. Além disso, apenas a versão impressa da prova estará disponível para esses candidatos. De acordo com o edital, as provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. Já os candidatos inscritos no mês de setembro farão as provas nas mesmas datas do Enem PPL, exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, que será aplicado nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Notícias mais lidas